O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

O período de contagem de créditos para a colação de grau de 2023 será dos dias 23 a 27 de janeiro e as cerimônias serão nos dias 7 de fevereiro para bacharel, 8 de fevereiro para formação, 9 de fevereiro para alunos de A a L do currículo novo e 10 de fevereiro para alunos de M a Z do currículo novo.

 

 

Prezados(as) Professores(as) e Técnico-administrativos,
 
É com pesar que comunicamos o falecimento da senhora Marina Cardoso de Jesus Gomes, esposa do professor Amandio de Jesus Gomes.
 
A missa de sétimo dia será realizada no próximo sábado, dia 10 de setembro, às 9 horas, na Cripta da Paróquia Santa Terezinha, Avenida Lauro Sodré, nº 83, ao lado do Shopping Rio Sul.
 
Atenciosamente,
 
Direção do Instituto de Psicologia
 

 

A colação de grau, excepcional, será no dia 24 de agosto para colação dos alunos formandos de bacharel e de formação em psicólogo e, 25 de agosto para alunos formandos do currículo novo. Sendo o período de contagem de créditos de 15 a 19.

 

 

A 15ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP-RJ está chegando e as inscrições para as vagas de monitoria foram abertas!

 

As voluntárias que tiverem interesse em participar poderão se inscrever no processo de seleção através do link http://www.crprj.org.br/mostra/monitoria.html

 

A Mostra será presencial, nos dias 28, 29 e 30 de julho, na Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca (R. Ibituruna, 108 - Maracanã, Rio de Janeiro/RJ). As Monitoras serão divididas em três turnos (manhã, tarde e noite) e para se candidatar você precisa ter disponibilidade em no mínimo 2 turnos.

 

Todas as pessoas que forem selecionadas e cumprirem suas atividades de monitoria receberão certificados!

 

 

Coordenador: César Pessoa
 
A proposta é ler e discutir em conjunto a obra recém publicada (2021) de Thomas Lemke “The government of things: Foucault and the new materialities”. Mobilizando dois conceitos da obra do filósofo dos anos 70, o de “dispositivo” e o de “governo das coisas”, o livro apresenta um panorama do que vem sendo chamado dentro da Teoria Social e Filosofia contemporâneas de “novos materialismos” para recusar a sugestão de que a obra de Foucault estaria se desgastando devido ao foco discursivo e textual. Para isso, Thomas Lemke aponta semelhanças entre a noção de dispositivo como composição híbrida de agência e de governo das coisas como ação distribuída, trazendo à cena a teoria ator-rede ao modo como Latour a compreende e interpreta.
 
Frequência dos encontros: quinzenal. Cada encontro se discute aproximadamente um capítulo do livro.
 
Dia/horário: a ser combinado entre os componentes.
 
Início: segunda semana de Julho.
 
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ