O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

O projeto de extensão é realizado em parceria com a Escola de Serviço Social (ESS) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo é discutir e qualificar as informações sobre a organização e estruturação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre os determinantes que impactam na saúde dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ e da UERJ.

As inscrições estão abertas do dia 09/09 a 20/09. O formulário de inscrição está disponível em: https://forms.gle/mibMS7cJXdg7mqUD6

 

Veja mais informações no edital.

 

 

O Laboratório de Sensibilidades e Devires - LSD da UFRJ é uma iniciativa inspirada no Laboratório de Sensibilidades da UNIFESP de Santos e compõe um grupo de Laboratórios de Sensibilidades espalhadas pelo Brasil.

É um projeto de extensão que agrega cinco ações, a saber: Inteligência coletiva – “Clube dos Saberes “; “Minha vida dá um livro - memória e escuta, narrativa e silêncio “; “Encontro com Pessoas - quem chegar primeiro vai embora”; “Corpo e aura a céu aberto - interferências e experiências de arte “; e “Politiquim - encontros da esquina entre arte e política “.
� Em linhas gerais, o LSD pretende se constituir como um articulador de redes, um germinador de produções e, sobretudo, como um espaço de múltiplas experimentações, bem como criar canais de expressão e (re)significação de vivências do cotidiano acadêmico, demasiadamente compartimentado e pouco implicado com o impacto afectivo gerado nos sujeitos, visto que é impensável aprender sem ser afetado pelas relações.
Em síntese, pretende-se com o Laboratório de Sensibilidades e Devires instituir um campo que possa alargar o sensível, na formação acadêmica e profissional

Link para o modelo de carta de intenção e maiores informações para a inscrição: https://docs.google.com/file/d/1ZhG8ZeFSXCDFmHdBDjuwmf8qeJo8eUMR/edit?usp=docslist_api&filetype=msword

 

WhatsApp Image 2022 09 11 at 09.15.22

 

 

 

Seleção para o projeto de pesquisa e extensão "Entre cidade de direitos e cidade de privilégios: construindo outras narrativas com moradoras da favela Indiana Tijuca"

 

Orientadores: Prof. Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Roberta Brasilino Barbosa, Caíque Azael Ferreira da Silva

Vagas: 2 (a princípio sem bolsa)

Data da seleção: 05/09, às 18:30, presencialmente na sala 2 do IP

Supervisões: quartas-feiras às 18h30

Duração: 1 semestre a princípio

Requisitos: ter disponibilidade para realizar atividades do projeto aos sábados e disponibilidade no horário das supervisões

 

O "Entre Cidades" é um projeto de pesquisa e extensão realizado desde 2013 no território da Indiana, uma favela localizada no bairro da Tijuca. Participamos, ao longo do tempo, de diversos ciclos de atividade com os moradores na luta pelo direito à cidade e pelo direito e à periferia (ou à diferença). Neste próximo periodo, iniciaremos um ciclo de atividades de setembro a dezembro de 2022, com ênfase no debate sobre insegurança alimentar no Rio de Janeiro, políticas públicas de enfrentamento a fome e estratégias coletivas de organização dos moradores do território da Indiana para lidar com a questão da fome.

 

Para o dia da seleção indicamos a leitura de dois textos que foram desenvolvidos a partir do nosso projeto: Psicologia e Democracia em um cenário de Cidade como campo em disputa e Entre Cidades: A Extensão Universitária como potência na formação em Psicologia. Ambos podem ser encontrados neste link do drive: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1NyXu06aTIRbs27OthPGpMeXRG_0nrP1j

 

Enviar email com carta de intenção para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 04/09

 

 

O projeto de extensão Portal Favelas e Ocupação Psicanalítica RJ está selecionando 8 vagas para estudantes do Instituto de Psicologia da UFRJ para atuar numa clínica antirracista e decolonial orientada pela Psicanálise.

Dispositivos individuais e coletivos são desenvolvidos pelo projeto para atenção às vítimas de Violência do Estado nas favelas do Rio, MST e populações indígenas. Integra a rede RAAVE ligada à Defensoria Pública do Estado do Rio.

O projeto articula a Psicologia com a Escola de Comunicação da UFRJ através de uma parceria PPGTP/LABIC e com protagonismo de lideranças e comunicadores populares das periferias do estado do Rio, com objetivo de fortalecer o Portal Favelas (articulação popular de rádios, jornais e mídias digitais perifericas).

Em âmbito nacional trabalhamos com 4 núcleos estaduais (UFRJ, UFMG, UFES e UFRB) de pesquisadores, estudantes e psicanalistas em sua maioria negras, negros, mas também indígenas e não negros.

 

Coordenação Ocupa Rio: Profa Maria

 

Vagas: 2 vagas (sem bolsa)

Professor: Mateus Bayer

Chamada de seleção para monitoria (sem bolsa) da disciplina “Extensão Universitária, Psicologia e Compromisso Social I” (turma IPB).

Em consonância com as políticas afirmativas da UFRJ, as vagas desta monitoria serão reservadas exclusivamente para pessoas autodeclaradas pretas/pardas ou que sejam indígenas.

Pré-requisitos:
- Ter cursado a disciplina.

- Ter disponibilidade para o horário de quarta-feira de 9h20-11h (horário da disciplina) e de 11h15-12h15 (horário de reunião semanal da equipe, logo após o horário de reunião da disciplina)

- Ter disponibilidade para a participação dos projetos empenhados pela disciplina a partir deste período visando o corpo discente que tem suas condições de aprendizagem dificultadas em função do caráter ainda elitista da universidade (sua localização, custos, suas perspectivas, etc.).

O processo seletivo se dará da seguinte forma:

1) Primeira etapa: envio das informações solicitadas a seguir para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 28 de Agosto. O e-mail deve conter:

- Assunto especificado pelo título "Seleção de Monitoria EXUPICS I - IPB".

- Nome completo e DRE;

- Histórico;

- Carta de intenção explicitando os interesses e implicações em jogo no que diz respeito à atividade de monitoria na disciplina em questão. (em formato PDF)

2) Segunda etapa: entrevista com as pessoas selecionadas. Serão disponibilizadas as opções de entrevista presencial e remota (a depender das restrições e possibilidades). As entrevistas presenciais serão realizadas em sala a especificar no Instituto de Psicologia da UFRJ no horário de 14 horas do dia 31 de Agosto (quarta-feira). As entrevistas remotas serão realizadas via Google Meet em horários a serem especificados em função das possibilidades das pessoas selecionadas para esta etapa que assim requisitarem.

 

Para qualquer dúvida, as pessoas interessadas podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Professora coordenadora: Virginia Kastrup (Instituto de Psicologia/ PPGP-UFRJ)
 
O curso de extensão “Laboratório Estético da Atenção” tem como objetivo criar um espaço coletivo de estudo e experimentação de práticas atencionais pautadas na arte. Visa ampliar a compreensão da atenção nos dias atuais, quanto à multiplicidade de seus gestos e regimes. Além do estudo de textos teóricos, serão propostas e discutidas dinâmicas, dispositivos e valores que condicionam o funcionamento atencional. Serão experimentadas práticas de improviso sonoro, sensibilização, percussão corporal e toque somático, dentre outras. O curso é proposto para um público heterogêneo, constituído por estudantes, professores e profissionais da psicologia/educação e afins interessados na temática da atenção.
 
Acontecerá presencialmente no campus da Praia Vermelha, às quintas-feiras de 16h às 18h.
 
Início: 08/09/2022.
Número de vagas: 15 (Vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição).
As inscrições devem ser feitas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

 

O projeto de extensão envolve experimentações de outras formas de expressões acadêmicas, artísticas e clínicas através de um espaço criado coletivamente e protagonizado por estudantes. Inspirados pela frase de Gonçalo Tavares “Os fragmentos são clínicas dos nascimentos”, criamos a Revista Fragmentos. Espaço de acolhimento de novas linguagens. Estamos no IG: @revfragmentos, FB: Revista Fragmentos e no site: www.revistafragmentos.com.br
 
Se liga nas informações abaixo e saiba como realizar sua inscrição:
 
Carga horária semanal: 12h
Duração: 1 ano
Reuniões: a definir
Requisito obrigatório: disponibilidade para reuniões semanais, com encontros presenciais no campus da Praia Vermelha - UFRJ e outras atividades da Revista
Vagas: sete vagas com prioridade para estudantes das áreas de psicologia, comunicação, letras e teatro (voltadas para leituras dramatizadas)
Supervisão: Profº. João Ferreira - Núcleo Trabalho Vivo 
 
Para se inscrever, mande um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 01 de setembro, com o assunto “Seleção Revista Fragmentos”. O corpo do texto deve conter seu nome, curso, período, DRE e um breve relato sobre o que te instigou a participar do projeto. Se quiser, nos conte o que gostaria de fazer na Revista.
 

 

O projeto visa acompanhar as intervenções da psicologia no campo dos direitos da infância. As atividades são desenvolvidas na II Vara da Infância, na Avenida Presidente Vargas, sob supervisão de um profissional da Vara. São exigidas 4 horas semanais, em horário que pode ser negociado. Além dessa atividade presencial, os extensionistas deverão participar de reuniões semanais de supervisão das atividades, envolvendo discussão da práticas e leitura de textos teóricos. A supervisão acontece às terças feiras de 9h30 às 12h30.

 

Coordenadora do projeto: Hebe Signorini Gonçalves

Número de vagas: 04 (possibilidade de bolsa a partir do segundo semestre de participação)

Requisito(s): (a) ter cursado Psicologia Jurídica; (b) Disponibilidade de uma tarde para as atividades presenciais; (c) Disponibilidade para as atividades de supervisão terças-feiras, de 9h30 às 12:30

Carga horária semanal de estágio: mínimo de 8 horas

Início das atividades: 06/09/2022

Seleção: 24/08/2022 (quarta-feira). Hora: 14h00 (reunião virtual, com link enviado por email aos inscritos).

Inscrições: até 21/08/2022 pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." rel="noreferrer" target="_blank" style="color: rgb(17, 85, 204);">email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para a inscrição: enviar e-mail com o título INSCRIÇÃO EXTENSÃO VARA DA INFÂNCIA. Anexar a GRID e uma carta de intenções discorrendo sobre as razões do interesse no projeto.

 

 

Este projeto visa realizar uma intervenção psicanalítica voltada a imigrantes e refugiados através de um dispositivo de trabalho coletivo mediado pelo bordado.A ação será realizada em parceria com PARES-CARITAS – Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio.Os encontros de bordado no PARES-CARITAS acontecerão semanalmente em sua sede no Maracanã. Além dos encontros de conversa e bordado, e das supervisões, os extensionistas participarão de reuniões quinzenais de discussão sobre o trabalho e sobre propostas de outras intervenções coletiva/grupais em psicanálise.

 

Supervisoras: Maria Cristina Poli (IP/UFRJ) e Thoya Mosena (UFRGS)

Nº. de vagas: 02

Requisito(s): mínimo 4. período do curso de Psicologia. Disponibilidade para as atividades de extensão nas terças-feiras, das 11h às 13h, na sede do ParesCaritas no Maracanã, e das 15h30 às 17h30 no IP/UFRJ.

Carga horária semanal de estágio: 5 horas

Início das atividades: 05/09/2022

Etapa da Seleção: Data 22/08/2022 (segunda-feira). Hora: 10h30 (reunião virtual, o link será enviado por email aos inscritos).

Inscrições: até 15/08/2022 pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Procedimento para inscrição: enviar email anexando histórico escolar e uma breve carta explicitando os motivos de interesse pela extensão.

 

Subcategorias

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ