O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Professora: Cristina Monteiro

Alocação 1: Intervenção em grupo, presencial no Fundão.

 

Atuar com intervenção clínica em grupo; Realizar relatórios semanais; Participar do planejamento de atividades de dinâmicas de grupo, envolvendo atividades artísticas semanais; Criação e apresentação de trabalhos em eventos e congressos; Participar de supervisões no horário de 16:40h às 20h, terça-feira e quinta-feira no Fundão.

 

Requisitos: Ter cursado as disciplinas Clínica Psicanalítica I, Técnicas de Entrevista, Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. 

 

Critério de seleção:  Alunos a partir do 7º período; Ter CRA acima de 7,0.

 

Alocação 2: Criação de conteúdo digital.

 

Produção de conteúdo digital referente à arte e educação; Estar disponível a realizar pesquisas em: história da arte; Arte, educação, e Psicologia;  Confecções de vídeos e trabalhos interdisciplinares; Participação em supervisões semanais às quartas-feiras 16:40 às 20h; Criação e apresentação de trabalhos em eventos e congressos.

 

Critério de seleção:  Alunos a partir do 4º período; Ter CRA acima de 7,0

 

Enviar carta de intenção e histórico até o dia 03/01/2024. 

Data da seleção: 12/01/2024, encontro via meet, enviado para os alunos chamados via e-mail/google agenda. 

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

 

Seleção pública para Extensão em Psicologia Social Comunitária - 2024.1
Projeto: Processos socioeducativos interdisciplinares em apoio à organização comunitária e participação social para a sustentabilidade socioambiental - PSIOP
Total: 1 Vaga com bolsa
Prof. Gustavo Melo

A seleção será realizada em 2 etapas.

Etapa 1 – Preenchimento de Google Formulário. As informações serão analisadas tendo como base o desenvolvimento das respostas a partir do questionário, assim como o envolvimento com o tema apresentado pelas pessoas alunas candidatas.
https://forms.gle/9Vp5QZBrzvp63bry7

O Preenchimento deve ser feito até 23:59h do dia 13/12/2023

Etapa 2 - Entrevistas. As pessoas selecionadas para a segunda etapa serão entrevistadas no dia 19/12/2023, em horário a ser informado diretamente por e-mail.

Divulgação do resultado dia 20/12/2023

 

Vagas:

5 vagas de extensão para alunos de Psicologia da UFRJ, a partir do 4° período

Características da Extensão:

• Período mínimo de atuação: mínimo 02 semestres.

• Carga horária: 20 horas semanais.

• Supervisão: 5ª feira das 16:30 às 18:30h. Horários extras a combinar. 

• Local de atuação: Divisão de Psicologia Aplicada DPA/UFRJ;

 

Percurso pela Extensão

• Atuar em pelo menos 2 eixos do PANDA, sendo obrigatório participar dos eixos Avaliação e Reabilitação

• Público atendido: DPA; Projeto PANDA; encaminhamentos variados.

• Treinamento*: Através das disciplinas eletivas “Avaliação e Pesquisa em Neuropsicologia” (2024.1), profª Cristina Wigg (Treinamento para o uso de Testes e Baterias favoráveis pelo CFP (SATEPSI) e; Tópicos Especiais e Testes Psicológicos (2024.2), profª Cristina Wigg (Treinamento em Reabilitação Neuropsicológica).

• Atendimento (apenas para alunos a partir do 5° período): Avaliação neuropsicológica e reabilitação de: Dificuldade de aprendizagem e Casos Variados (crianças, adolescentes, adultos e idosos - DPA_IP_UFRJ);

 

OBS: Obrigatório cursar as eletivas* (treinamento avaliação e reabilitação)

 

Participação em Eventos 

É obrigatório participar de pelo menos: 2 eventos internos  (Semana de Integração Acadêmica-SIAc/UFRJ e SNCT) e 1 evento externo.

 

Pré-requisitos

• CRA igual ou superior a 7;

• Ter cursado ou estar cursando a disciplina eletiva para treinamento; 

• Ter conhecimentos em Língua Inglesa (instrumental, para leitura de artigos), em programas como Word, Excel e Powerpoint. Interesse em pesquisa. Disponibilidade de 20h/semanais. 

Seleção

Os interessados deverão: 

  1. Realizar inscrição na disciplina “Avaliação e pesquisa em Neuropsicologia”, profª Cristina Wigg 2024.1 (caso ainda não tenha feito);

  2. Enviar e-mail para a prof.ª Cristina Wigg (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até dia 30/11/2023 com: Histórico; Currículo; Carta de Intenção (uma lauda) explicando interesse e disponibilidade para a vaga. Quem passar pela análise de currículo, histórico e carta de intenção participará por uma entrevista com a coordenadora em dia e horário a combinar. 

 

Inscrições Abertas para ser parte da equipe do LEPIDS! 
Público-alvo: Alunos de psicologia da UFRJ. Vagas: 6 vagas 
Carga horária: 12h semanais. 
Com disponibilidade obrigatória para supervisões na quinta, de 13:00h às 15:00h. 
Pré-requisitos: Saúde, Parentalidade e interações precoces. Após o 4° período para extensão e 5° período para estágio em pesquisa. 
Inscrições: Formulário de inscrição no link: https://forms.gle/557CApFRPGGTvRj36 (na bio do Instagram do LEPIDS) até dia 11/11. 
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Seleção: 21/11/2023, às 16h, Presencialmente no Instituto de Psicologia da UFRJ.
 

 

Processo seletivo de estágio e extensão para o projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento a jovens autistas e psicóticos - do circuito pulsional ao laço social”
 
Estudantes que tenham interesse devem enviar histórico escolar e carta de intenção até 27/10 para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pré-requisito: estudantes a partir do 4o período
Horários que necessitam de disponibilidade para atuação no projeto:
2af 13h às 17h
5af 10h às 13h ou 16h às 18h
 
A seleção ocorrerá no dia 30/10 (2af) às 11h no estúdio do IP.
 

O projeto "Criarte", coordenado pela professora Cristina Monteiro está selecionando novos extensionistas do curso de psicologia na UFRJ. O projeto tem a carga horária de 12 horas semanais, e é uma ação interdisciplinar entre psicologia, arte e educação. Consiste em desenvolver oficinas de criação em um espaço que proporcione uma escuta flutuante, marcada pelo viés psicanalítico em rodas de conversa.
 
  • 5 vagas para extensionistas do curso de psicologia para auxiliar no planejamento das atividades que serão desenvolvidas nas oficinas de criação e conduzirem as rodas de conversa com as crianças do AmaVila, na Cidade Universitária. A roda de conversa acontece semanalmente nas Oficinas de Criação, as segunda, terças e quintas , de 16:00h-17:30. Para essas vagas, os alunos precisam estar a partir do 4° período. Precisam também participar das supervisões que ocorrem semanalmente no IP as quartas feiras,  das 16 às 19 horas e quinta-feira no fundão das 14 às 16 horas com o professor Nivaldo da EBA (sendo 1 vez por mês, neste mesmo horário, reunião geral)

  • 4 vagas para extensionistas do curso de psicologia produzirem vídeos sobre arte para as atividades nas oficinas de criação  desenvolvidas com as crianças do AmaVila. São aceitos alunos a partir do 3° período para essas vagas.  É necessário também ter disponibilidade para comparecer às quintas feiras  no AmaVila para auxiliar na prática das atividades que são desenvolvidas nas oficinas de criação no laboratório de informática. Podendo haver um cronograma que permita um rodízio dos alunos nesta atuação.  Em relação a esta atividade as supervisoes serão sempre às quartas feiras no IP sendo uma vez por mês reunião geral no AmaVila (quinta-feira das 14 às 16 horas).

A seleção consistirá na análise do histórico, da carta de intenção, e em uma entrevista presencial, que ocorrerá dia 20 de setembro (próxima quarta feira), no departamento de psicometria (que fica dentro do Instituto de Psicologia), as 16 horas. Se você tiver interesse na vaga, basta comparecer no dia e horário citados anteriormente para fazer sua entrevista, e enviar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos:

(1) seu histórico escolar, (2)  uma carta de intenção explicando o motivo do seu interesse no projeto, e como o projeto pode contribuir para a sua formação. (3) explicite em qual das duas vagas você está interessado.
 
Para mais informações acesse o formulário a seguirhttps://forms.gle/Jcuw2sbRfTsK9sMXA

Link da inscrição: https://forms.gle/6C5HL8S29HMV2PBu8

Cursos de psicologia, terapia ocupacional, medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e enfermagem.

A proposta do projeto é proporcionar a vivência de práticas interprofissionais de forma equânime no campo da saúde - sobretudo na atenção básica - que valorizem o contato dialógico com pacientes, a escuta ativa e as dinâmicas de território como integrantes da noção de saúde. Adicionalmente a conhecer o funcionamento das Clínicas da Família, es alunes estudarão conceitos em atenção básica, acompanharão o funcionamento de equipes do NASF e matriciamento, e se organizarão em rodízios como duplas ou trios para irem aos territórios.

Além disso, o projeto se dedica a pensar o processo saúde-doença e suas nuances de pacientes com doenças crônicas como a diabetes, a hanseníase, a insuficiência cardíaca, entre outras.

Os locais de atuação são variados, incluindo clínicas da família Felippe Cardoso, Wilma Costa e Zilda Arns, a escola municipal Tim Lopes, entre outros. Serão levados em consideração os territórios onde habitam para os locais de atuação.

Disponibilidade: 4 horas em campo + estudos à parte.
Horários de reunião a combinar
Estudantes de todos os períodos são bem-vindes.

Em caso de dúvidas, whatsapp (21)989458777

Interessades:
Haverá uma reunião na próxima quinta-feira dia 31 às 18 horas para discutir as ações referentes ao tema da Insuficiência Cardíaca, que também acometia o saudoso Mc Marcinho.

https://meet.google.com/bga-drem-wek

O Coletivo Convivências está abrindo seleção para a entrada de novos integrantes para estágio/extensão! Incentivamos a inscrição de estudantes de todos os cursos da graduação, pois se trata de um projeto que mobiliza múltiplos campos do saber e atuação, intencionando a construção de um cuidado em saúde que viabilize as potências de vida.

 
Nosso processo seletivo contará com duas etapas. 
A primeira consistirá no preenchimento de um formulário (cujo link está na nossa bio do Instagram), até às 23:59 do dia 29/08/2023 (terça-feira). 
A segunda etapa será uma dinâmica em grupo realizada no dia 30/08/2023 (quarta-feira), na sala 2 do Instituto de Psicologia, às 13:30.
 
Ressaltamos, ainda, que marcadores de raça, gênero, classe, orientação sexual e demais marcadores sociais serão critérios considerados no momento de deliberação do processo seletivo.
 
Prof. Orientador: Thiago Melicio
 
Carga horária: 20 horas semanais.
 
Vagas: 2 (sem disponibilidade de bolsa no momento).
 
Pré-requisitos: 
 
- Ser discente da graduação a partir do 3° período; 
 
- Ter disponibilidade às quartas-feiras, de 15:20 a 18:20, para acompanhar as supervisões. 
 
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Esperamos vocês! 💛
 

Subcategorias

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ