O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

No dia 25/06, às 15:00, na sala 02 do IP, acontecerá uma palestra a ser ministrada pelo neurocientista e professor da Universidade de Nova Iorque Joseph LeDoux,  A palestra será em inglês.

 

"Our Four Realms of Existence: A Fresh Look at the Science of What and Who We Are

Humans have long thought of their bodies and minds as separate spheres of existence. The body is physical—the source of aches and pains. But the mind is mental; it perceives, remembers, believes, feels, and imagines. Although modern science has largely eliminated this mind–body dualism, people still tend to imagine their minds as separate from their physical being. Even in research, the notion of a “self” that is somehow distinct from the rest of the organism persists. But such ideas are increasingly barriers to discovery and understanding, and a new framework is needed. I propose that a human being can be characterized as a composite or ensemble of four fundamental, parallel, entwined realms of existence that reflect our evolutionary past and account for our present ways of being—biological, neurobiological, cognitive, and conscious. All four are, deep down, biological. But the neurobiological realm transcends the mere biological, the cognitive transcends the mere neurobiological, and the conscious transcends the mere cognitive. We each exist uniquely within our own realms every moment of adult life, and together our realms account for all of what and who we are."

 

LeDoux page 0001 1

 

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PESQUISAS SOBRE II GUERRA, NAZISMO E REFÚGIO NO BRASIL - dia 27 de maio de 2024 - Local: Instituto de Economia da UFRJ (Campus Praia Vermelha), sala 203 
 
 
Manhã (9h-12:30) - ABERTO AO PÚBLICO - Apresentação de resultados de pesquisa de André Felipe Candido da Silva (FIORCUZ); Cristiana Facchinetti (FIOCRUZ), Diego Santos (FIOCRUZ), Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Ana Luisa Cassanta Garcia (USP) 
 
 
Tarde (13:30-16:30) - WORKSHOP FECHADO - apresentação de banco de fontes arquivísticas online; apresentação de banco de dados de trajetórias (para sequence analysis); apresentação de primeiros resultados da prosopografia de mulheres e estudo de redes; organizar a pesquisa para o próximo ano de trabalho; livros e artigos
 
 
CONVITE PARA OS ESTUDANTES DA PV:
 
A UFRJ e a educação pública vem sofrendo constantemente com os ataques e cortes orçamentários, dificultando cada vez mais o seu pleno funcionamento e a permanência do tripé ensino, pesquisa e extensão das universidades federais Brasil afora. Por isso, cabe a nós estarmos mobilizados para manter a UFRJ viva e pulsando luta nessa disputa por uma educação de qualidade e contra o fechamento da nossa instituição.
 
Pensando nisso, os CAs da Praia Vermelha se juntaram para pensar espaços de luta para os dois dias da paralisação docente que teremos no dia 21 e 22 (rumo a assembleia geral do dia 23 para debater a greve dos estudantes puxada pelo DCE). É muito importante a presença de todes nesses espaços que teremos nos próximos dias, precisamos da UFRJ aberta e para todes!
 
 
TERÇA-FEIRA (21)
  1. 14h aula aberta sobre os tubarões do ensino, situação orçamentária da educação pública e da UFRJ
  2. 18h aula aberta sobre a questão da palestina
 
QUARTA-FEIRA (22):
  1. 14h roda de conversa sobre a importância do movimento social e estudantil com os estudantes do campus e convidades
  2. 16h assembleia geral da praia vermelha para debater greve
  3. 18h roda de samba com as atléticas da pv
 
QUINTA-FEIRA (23);
  1. 17h assembleia geral da UFRJ, no fundão

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


O Dia Nacional da luta Antimanicomial nos atravessa de muitas formas. Como agentes de formação do Psicólogo, como “habitantes” do Campus da Praia Vermelha, local histórico onde o Palácio Universitário, como é conhecido hoje, foi construído para abrigar o Hospício Pedro II e, atualmente, um Campus que é um polo de referência de saúde mental.

Nossa representação estudantil (CAFS) elaborou uma semana de atividades da “Semana da Luta Antimanicomial” .

Enquanto Coordenação do curso de Psicologia, pensamos que esta semana agrega uma relevante contribuição para excelência da formação discente, assim como, para toda a comunidade da Praia Vermelha.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL – CAFS

 

terça-feira, dia 14/05:


10h às 12h - No olho do furacão: macro e micro política no cotidiano de usuários e trabalhadores da saúde mental. Faremos uma roda de conversa com trabalhadores e usuários da atenção psicossocial. Estarão presentes representantes de todos os serviços de saúde mental do campus Praia Vermelha. A ideia é poder debater o cenário atual das políticas públicas de saúde mental no contexto carioca. O espaço acontecerá na tenda colocada ao lado do aulário com o objetivo de dar visibilidade à temática, entendendo sua relevância para o atual momento da comunidade acadêmica da UFRJ.


14h30 às 15h30 - Lima Barreto, a luta antimanicomial e antirracista na história do presente. Aula aberta proposta pelos alunos da Escola de Serviço Social (ESS). Acreditamos ser de suma importância que, nesse momento, retomemos o passado para pensar nosso presente e vislumbrarmos outros possíveis para o futuro.


15h30 às 16h30 - Debates e leituras de poesias + Colagem de lambes pelo campus. Atividade compartilhada com os alunos da ESS.


Quarta-feira, dia 15/05:


10h30 às 12h - Oficina: (Con)Vivendo com a loucura. Convidamos o Coletivo Convivências para trazer uma de suas oficinas para a nossa semana. Será um espaço aberto à participação de todos e seguido de um debate.


13h às 16h - Urgências da contemporaneidade: a importância da colonialidade à Luta Antimanicomial. Mesa de abertura da I Semana de Luta Antimanicomial do IPUB. Indicamos uma das convidadas da mesa e fomos convocados a somar neste evento.


18h às 20h - Por que a loucura te incomoda tanto? Seguir em luta pela liberdade e pelo direito à cidade. Mesa de abertura da nossa semana. O que pretendemos debater: direito à cidade, cuidado em liberdade, território, higienismo, Programa Seguir em Frente, criminalização da loucura, população em situação de rua, pessoas em uso abusivo de drogas.


Quinta-feira, dia 15/05:


10h às 12h - Quem tem medo da loucura? Quem apoia a tortura? Periculosidade, instituições totais e interseccionalidades. Aula aberta. O que pretendemos debater: periculosidade e saber psiquiátrico, psicologia da violência e violência da psicologia, comunidades terapêuticas, manicômios judiciários, tortura.


14h às 17h - Sarau Antimanicomial no Asterius. Assistiremos documentários, produziremos cartazes para o ato e teremos apresentações de artistas do campus. "

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ