WhatsApp Image 2021 11 08 at 14.58.05

Não sabemos quando haverá carnaval, mas o Tá Pirando! já definiu o próximo enredo: Gurufim pra recomeçar. Uma homenagem aos integrantes que se foram nesse período de pandemia, deixando boas memórias e muita força para lutar por uma sociedade sem manicômios. Recomeçaremos com alegria e sem esquecer dos queridos que partiram.

Em uma parceria entre o marginália Laboratório e o Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, vamos começar a construção do enredo com a aula do historiador carioca Luiz Antonio Simas.

A aula aberta ocorrerá no dia 8 de dezembro, às 15:00, e será transmitida pelo canal do marginália Laboratório no YouTube.

Inscrições através do seguinte formulário (serão emitidos certificados mediante confirmação de presença): https://forms.gle/VXoih2oFaWye28o89

WhatsApp Image 2021 09 20 at 13.37.46

Convite para lançamento do livro "Velhice e a literatura como potência de vida", da doutoranda  Bárbara Alves do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. O livro resultou da pesquisa de mestrado da autora, orientada pelo prof. João Ferreira que fez o prefácio.

Onde encontrar o livro: usar.ml/W3Uvu
Evento de lançamento: usar.ml/S3x1M
Prefácio: "Por uma poética da atenção às formas de vida" usar.ml/yYJKy

WhatsApp Image 2020 10 16 at 15.29.39

"Prezadxs,

O tema do nosso webinário de outubro será "Violência contra Mulheres Migrantes e nas Fronteiras", quarta edição da série Aproximações Interdisciplinares.

Para construir esse debate, receberemos Cleusa Gomes da Silva, Professora da UNILA e coordenadora do Observatório de Gênero e Diversidade da América Latina e Caribe, e também Dra. Yara Evans, coordenadora de pesquisa sobre a violência contra mulheres brasileiras em Londres (Queen Mary University/King's College London). Ainda contaremos com a mediação da Professora Dra. Patrícia Silveira de Farias, antropóloga e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção da Violência Sexual (UFRJ).

A série Aproximações Interdisciplinares é uma iniciativa em comemoração aos 20 anos do Grupo de pesquisa e extensão Prevenção da Violência Sexual e conta com diversas lives sobre temas relacionados aos debates de gênero, masculinidades e das violências contra as mulheres. Todas as nossas lives serão gratuitas e fornecerão certificado (mediante inscrição e presença).

O link para o formulário de inscrição é: https://docs.google.com/forms/d/1o99AAzHwqpkVeLZOODUlSlpqHG140TAzDR9kbbirGag/edit

O link com a transmissão será enviado para o e-mail dos inscritos no dia do evento."

A I Jornada de Relações Raciais e Psicologia que aconteceria em Março e foi adiada por causa da pandemia, está de volta agora de forma remota!!

A Jornada vem sendo construída pela Coletivo Preto Virginia Leone Bicudo, o CAFS e a direção do Instituto de Psicologia. Nossa proposta é abrir caminho para o debate acerca das relações raciais, o Racismo institucional e estrutural que opera dentro e fora do Instituto, e de fato operar mudanças em relação ao corpo docente, discente, técnico, grade curricular, formação profissional e as formas de conhecimento produzidas dentro da Psicologia.

Sigam, se inscrevam e compartilhem: