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Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão PAPEL. O Projeto PAPEL - Projeto de Apoio ao Ensino Libertário – é uma iniciativa que visa a produção de uma educação democrática e emancipadora a partir de contribuições multidisciplinares de diferentes áreas do conhecimento. Objetiva-se o desenvolvimento crítico e o estímulo a criatividade de estudantes e educadores de escolas do ensino básico. O projeto se articula em três frentes: a primeira, busca oferecer oficinas de investigação e expressão, assim como rodas de conversas e acolhimento a docentes e discentes de escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro. A segunda, atua na construção coletiva de conteúdos digitais que sirvam de ferramentas aos docentes em tempos remotos, tais como vídeos, ebooks e podcasts. A terceira, consiste no estabelecimento de pontes entre escolas públicas do ensino básico e outros projetos de educação, a partir da formação de uma rede que conecte demandas a projetos dispostos a contribuir com um ensino público de qualidade.

Coordenação: Francisco Teixeira Portugal e Giuliana Volfzon Mordente

Colaboração: Leticia Maria e Rayanne dos Santos

Carga horária semanal: 8h

Reuniões do projeto: quartas feiras, 17-18.30h

Estudantes a partir do 4º período

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Processo Seletivo:

- 1ª Etapa:

Envio de carta de intenção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 9 de julho

 

- Divulgação resultado 1ª etapa:

13 de julho, no site: https://www.projetopapel.com/

 

- 2ª Etapa:

Encontro remoto para selecionados na 1ª etapa na quarta feira, 14 de julho as 17h (link a ser divulgado)

 

-  Divulgação resultado 2ª etapa:

16 de julho, site do PAPEL

 

- Projeto aberto para estudante das áreas:

Psicologia;

Pedagogia;

Letras;

Música;

Licenciaturas;

Tecnologias/Informática.

 

 

A Direção do Instituto de Psicologia comunica que a missa de sétimo dia da irmã da professora Rosa Pedro será no dia 01/07, quinta-feira, às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua General Ribeiro da Costa, 164 - Leme.

 

 Seleção de Estágio em Pesquisa e/ou Extensão sobre a Reforma Psiquiátrica

 

APRESENTAÇÃO


A pesquisa fundamenta-se em um trabalho historiográfico que se volta aos impasses e desafios das práticas cotidianas de governo implementadas pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na cidade do Rio de Janeiro, consistindo num estudo referente ao campo de Saúde Mental. Os CAPS, implementados em 1996 enquanto dispositivo angular de transição da Reforma Psiquiátrica brasileira, visam substituir progressivamente as formas asilares com suas práticas de internação por uma instituição de atenção psicossocial de portas abertas mais condizente com as propostas reformistas.
Nosso interesse é analisar quais mudanças ocorreram nas práticas cotidianas dentro desses espaços de serviço e as novas formas de governo e condução de conduta dos usuários. O objetivo é compor uma narrativa histórica não mais pautada em grandes personagens, mas sim, considerando uma série de dispositivos cotidianos como prontuários, atas de reuniões e relatórios. Como ferramentas conceituais para pensarmos o CAPS utilizaremos o conceito de governamentalidade proposto por Foucault, retrabalhado por Nikolas Rose, e acompanharemos as discussões propostas por autores brasileiros importantes na Reforma Psiquiátrica.
O trabalho de campo consiste na ida semanal a um dos CAPS já vinculados à pesquisa (CAPS Rubens Correa em Irajá ou CAPS Clarice Lispector em Engenho de Dentro), para a realização da análise dos prontuários e coleta do material pertinente. Assim, damos preferência a casos de usuários mais antigos que passaram, juntamente com o campo de saúde mental, pela transição do modo asilar de enclausuramento ao modo de gestão pela autonomia proposto pelo CAPS. Nas supervisões ocorrem as discussões dos casos coletados e, alternadamente, a discussão de textos sobre temas que consideramos relevantes para o trabalho historiográfico em questão. Diante do cenário atual da pandemia de Covid-19, no momento não estamos realizando idas à campo.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A SELEÇÃO

 

A seleção contará com duas fases:
1) Avaliação das respostas dadas pelos candidatos às perguntas da seleção
2) Entrevista individual

Questões a serem respondidas pelos candidatos à Pesquisa:
1) Como você situaria o debate historiográfico em torno da reforma?
2) Como você entende que o conceito de governamentalidade pode ajudar nesse debate?
3) Que outras sugestões você poderia oferecer à nossa pesquisa?
4) Considerando sua trajetória de vida (universitária, escolar, etc), quais são as suas expectativas em relação à pesquisa e à sua participação na equipe?

Caso o candidato tenha interesse em fazer parte da Extensão ligada à pesquisa, deverá responder também a seguinte questão:
5) Em consonância com o projeto, como você proporia um módulo de extensão com os CAPS pra esse projeto?

Não será possível se candidatar apenas à extensão.

Estas perguntas deverão ser respondidas tendo como base os textos disponíveis no link:
https://drive.google.com/folderview?id=1dC6KaKPv1SYRBAIT5jUZ-EG6vrZYhDp8

As respostas dos candidatos devem ser enviadas até o dia 10/07 para os seguintes emails:
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As entrevistas individuais ocorrerão no dia 14/07/2021 ou no dia 16/07/2021. O candidato será informado posteriormente o dia e horário exato da sua entrevista.

Horário das reuniões de pesquisa: quartas às 16h30 (semanalmente)
Horário das reuniões de extensão: quartas às 19h (quinzenalmente)
Número de vagas: 4 ou mais.
Prof responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira
Requisitos: ter cursado ou estar cursando a disciplina História da Psicologia

 


Atualmente, o programa possui 6 vagas abertas para duas frentes de atuação, que são o LEAP (Laboratório de Estudos em Atenção Primária) e o projeto Psicologia social, alteridade e intervenção em instituições do terceiro setor na cidade do Rio de Janeiro. No momento, nenhuma das vagas possui bolsa.

O LEAP trabalha construindo um programa semanal na Rádio UFRJ, onde fala-se sobre o SUS e suas diretrizes de atuação. Nele são ofertadas 2 vagas para extensionistas. Os horários são: segundas das 20h às 22h ou quintas das 9h às 11h, semanalmente. Para atuar no LEAP é necessário que o estudante faça parte também do PINC, no qual ocorrem encontros bimestrais às quintas de 18h às 20h para conversar sobre corporeidade e subjetividade em saúde.

No segundo projeto, a atuação se dá por meio de oficinas realizadas em parceria com o CECOs (Centro de Convivência Virtual - Fiocruz). Além disso, estão também em processo de inserção na Clínica da Família Wilma Costa, onde se reúnem virtualmente uma vez ao mês. Neste são ofertadas 4 vagas e os horários são: quintas ou sextas das 10h às 12h para atuação quinzenal nas oficinas, e sextas de 13:30h às 15:30h semanalmente para a reunião geral do projeto.

Link para o formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchOto3dVCrjQxOGss_Zh-gAvSweJBJHNSWOYn4ZUcdVxn_3Q/viewform

O formulário em questão deverá ser preenchido até o dia 05/07 e a entrevista será realizada no dia 16/07 por meio da plataforma Google Meet. O link será enviado por e-mail para aqueles que forem previamente selecionades.

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