O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras


Prof. responsável: Filipe Boechat

Vagas: 1 voluntária(o)

Pré-requisito: já haver cursado a disciplina

Necessário disponibilidade às quinta-feiras, das 13h00 às 16h30

Para candidatar-se, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto MONITORIA VOLUNTÁRIA 2021.

O e-mail deve conter nome completo, DRE, histórico escolar e carta de intenção justificando a candidatura à monitoria.

Data limite para envio do e-mail: quinta-feira, dia 22/07.

 

 

Supervisora: Marcele R. de Carvalho

Nº de vagas: 1

Pré-requisito(s): Disciplinas concluídas: Psicopatologia e Psicoterapia Cognitivo Comportamental I / Terapia Comportamental

Carga horária semanal do estágio: 20 horas semanais

Horário da Supervisão: 4ª feiras de 9:20 às 12:50h

Início do estágio: Agosto/2021

 

Inscrições: de 16 a 30 de julho de 2021

Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com Histórico Escolar e CRID em anexo e assunto: SELEÇÃO DPA

 

Seleção: 4ª feira 04/08/2021 - Horário 8:00h - Duração: 3 horas - Link de reunião: será enviado por e-mail.

A seleção consistirá em uma entrevista e uma prova (que consiste na análise de um caso clínico).

 

 
Iniciação Científica: "Atenção compartilhada e produção coletiva de sentidos nos processos de ensino-aprendizagem"
 
Coordenadora: Maria Clara Carijó 
 
 
Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo teórico do papel  da atenção compartilhada (ou conjunta) na produção coletiva de sentidos que ocorrem  nos processos de ensino-aprendizagem. Com essa proposta, pretendemos realizar um  deslocamento em relação aos modos como teorias sobre atenção provenientes da  psicologia e das ciências cognitivas tradicionalmente entraram no campo da Educação,  em especial no que diz respeito ao seu lugar no processo de aprendizagem. 
 
Diante do quadro de crescente medicalização das questões educacionais que  envolvem a atenção, coloca-se a necessidade de se buscarem outras referências a partir  das quais pensar os processos atencionais e sua relação com a aprendizagem. Nesse sentido, nos voltamos para o aspecto intersubjetivo das relações escolares, em especial  das relações que se estabelecem entre professores e alunos, assim como entre os  próprios estudantes, no cotidiano das salas de aula, e que subjaz todo processo de  ensino-aprendizagem.
 
Aposta-se, aqui, na potência de tal pesquisa não somente para clarificar aspectos sobre a atenção conjunta e as relações  intersubjetivas que ela engendra, mas também para revitalizar discussões sobre  ensino-aprendizagem, dando relevo ao aspecto coletivo e compartilhado desse processo.
 
Perfil do estudante: 
 
- Ser aluno do 5o período em diante;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) maior ou igual a 6,0 (seis); 
- Ter interesse em atividades de pesquisa; 
- Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto;
- Ter domínio do inglês compatível com a leitura de textos acadêmicos; 
- Interessar-se pelos estudos da cognição e pelo tema da atenção nas práticas pedagógicas. 
 
Como participar da seleção? 
 
- Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com histórico escolar até o dia 20/07/21 (terça-feira); 
 
- Responder, até o dia 20/07/21 (terça-feira), a questão disponibilizada via formulário Google (acesso pelo link https://forms.gle/fnR8ugAY8aCA6LEw6
 
Para responder a questão, o candidato deverá ler o texto indicado abaixo: 
 
CARIJÓ, M. C. A. Atenção compartilhada e partilha de experiências na produção coletiva de sentidos. Ayvu - Revista de Psicologia, v. 5, p. 67-88, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/27402/16001 
 
- Participar de entrevista remota no dia 22/08, quinta-feira, entre 11h e 13h, na plataforma Google Meet (os candidatos selecionados para a entrevista e o horário de encontro com cada um será informado por e-mail no dia 21/07/21).
UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ