O presente projeto é composto por um grupo de trabalho coordenado pela professora Daniela Belchior, o qual articula estágio e extensão no campo de álcool e outras drogas no território da AP 1.0 do Rio de Janeiro.

O campo de estágio ocorre no Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA/UFRJ), no setor voltado à atenção a pessoas com problemas relacionados a álcool e outras drogas (UNIPRAD). São realizados Grupos de Reflexão, junto a profissionais do Serviço Social, às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h às 10h30. Além disso, podem participar de acolhimentos e acompanhar atendimentos individuais realizados pelos assistentes sociais ao longo da semana. Além disso, o/a estagiário/a frequenta atividades na Clínica da Família São Francisco de Assis, também localizada no HESFA. Essas atividades ainda serão confirmadas e estão sujeitas a mudança.
O período de estágio é posto como um momento de preparação para a entrada nas atividades de extensão, que ocorrerá em 2024.1. A extensão, a princípio, ocorrerá na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do projeto “Acelerando a Escolaridade”, a partir da coordenação de grupos terapêuticos de autocuidado, além de grupos essencialmente femininos.

As supervisões ocorrem de modo conjunto entre os estagiários e extensionistas, no período de 9h- 10h30, às quartas-feiras.
Desse modo, é imprescindível a permanência do aluno no projeto por um período de, no mínimo, 1 ano. Trata-se, principalmente, de um cuidado com o próprio vínculo que se institui entre estagiário e usuários, os quais devem ser tomados com cuidado e responsabilidade.

O processo seletivo conta com duas etapas: a primeira por meio do formulário a seguir: https://forms.gle/ixzjUohNkZe4YafW8 que deve ser respondido até o dia 20 de junho; a segunda por meio de entrevistas, com data a definir. Solicitamos, por favor, que na carta de intenção seja omitido nome ou outras informações identificatórias para além do DRE. Procuramos, desse modo, promover um processo seletivo mais justo e ético. Para eventuais dúvidas, entre em contato via email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.