Este curso acontecerá em formato de grupo de estudos e objetiva contextualizar a prática clínica fenomenológica-existencial sartriana nas suas mais diversas atuações. Para tanto, o percurso dos encontros foi construído com o intuito de transitar entre teoria e prática, na expectativa de nos possibilitar a compreensão de como noções fundamentais da psicanálise existencial aparecem e se aplicam no cotidiano da clínica psicológica, seja ela individual, grupal ou em dispositivos de saúde. A referência bibliográfica abrange ensaios teóricos e estudos de caso, com os quais esperamos conseguir discutir criticamente os seguintes conceitos: consciência, intencionalidade, temporalidade, corporeidade, intersubjetividade, historicidade, descrição fenomenológica, liberdade, má-fé, alienação, serialidade, projeto de ser e situação.

Nossos encontros acontecerão semanalmente às segundas-feiras das 14h às 16h, de forma presencial no IP/UFRJ, tendo início em 13/05 e término em 15/07.

Para participar, é preciso se inscrever via forms até 06/05. O formulário pode ser encontrado no link da bio do @neifecs .

Curso gratuito e com emissão de certificado (20h).

Ministrado por: Rebecca Ledo, psicóloga (CRP 05/68613) e mestranda no PPGP/IP-UFRJ.
Coordenação: Prof. Fernando Gastal de Castro (PPGP/IP-UFRJ).
Organização: Núcleo Interdisciplinar de Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas do Instituto de Psicologia da UFRJ (NEIFeCS).

Convidamos a todos para a 4a edição do Curso “Assisted Reproduction Technologies (ART) Law and Policy in the US and Brazil”, que será ofertado como disciplina eletiva ou de livre escolha (4 créditos) para alunos dos Cursos de Graduação da UFRJ pelas Prof. Dra. Ana Cunha, do Instituto de Psicologia da UFRJ, em parceria com a Prof. Dra. Kerry Tripp da University of Maryland.

A disciplina é uma proposta de intercâmbio entre a UFRJ e a Universidade de Maryland, sendo as aulas realizadas de maneira remota, por meio do Zoom. Ao final do curso, serão emitidos certificados pela Universidade de Maryland para os concluintes. Não há pré-requisito formal para participar do curso. Desse modo, alunos do primeiro e segundo períodos também estão convidados a se inscrever.

A proposta do curso inclui:

1. Discutir sobre a história das leis e políticas públicas aplicadas às Tecnologias de Reprodução Assistida (TRAs) e seu impacto nas famílias dos EUA e Brasil;
2. Analisar de forma crítica textos e políticas públicas aplicadas as TRAs nos dois países;
3. Testar habilidades de resolução de problemas globais em projeto conjunto internacional, entre alunos brasileiros e norte-americanos, voltado para a solução de questões relativas às TRAs nos seus paises.

Informações gerais sobre o curso:

Nome: Assisted Reproduction Law and Policy in the US and Brazil
Professoras: Dra. Ana Cunha e Dra. Kerry Tripp
Período: 05/09 à 18/12/23
Horário: Terças de 15h às 16:15 (horário de Brasília) através da plataforma Zoom
Pré-requisitos: Interesse no tema; Inglês (em nivel que garanta acompanhar as aulas e as atividades em grupos, que serão realizadas em inglês).

Como se inscrever?

As inscrições na disciplina serão feitas de forma direta pelo SIGA!
Para manifestar interesse pela disciplina, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:
Nome completo; DRE; Curso de Graduação da UFRJ a que pertence; Breve motivação para participar do curso.
Poderão se inscrever alunos de Psicologia e de outros cursos da UFRJ.

Comunicamos que estão abertas as inscrições (via SIGA) para as disciplinas:

IPC546 Gestalt terapia (terça 13.00/16:00)

IPC 254-Tóp Esp Psic Clínica I (sexta 9:20/12:50)

Estas disciplinas serão realizadas remotamente.

Professora responsável: Fátima Dysman

Comunicamos aos alunos das disciplinas Gestalt Terapia e Top Esp Clínica I para enviar um email para o prof. Jessé Guimarães da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para obter o link das aulas remotas.

TEMA DA DISCIPLINA IPC254-Tóp Esp Psic Clínica I:

Subjetividade e Artes Cinematográficas: tecendo articulações entre processos psíquicos e criação artística.

Diálogo entre o cinema e a psicologia. Os processos psíquicos relacionados com os processos de criação cinematográfica. Os recursos técnicos e estéticos e sua relação com a subjetividade e possíveis efeitos da obra fílmica para o espectador e para o realizador. A pré-história e a história do cinema localizada em sua época.