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Estágio Clínico em Psicologia Fenomenológica-Existencial (DPA/UFRJ)
Supervisão: Fernando Gastal (IP/UFRJ)

Pré-requisitos:
1) Cursar a partir do 5º Período de Psicologia na UFRJ.
2) Ter cursado a disciplina de Psicologia Fenomenológica-Existencial.
3) Ter disponibilidade no horário da supervisão.

Nº de Vagas: 5 vagas voluntárias

Disponbilidade:
Carga horária semanal de 20h.
Supervisão às terças-feiras, de 16h30 à 19h.
O estágio e as supervisões estão ocorrendo na modalidade remota até que haja a liberação do retorno presencial pela DPA/UFRJ.

Duração: 1 ano.

Seleção:
1° Etapa: Análise de Carta de Intenção.
O forms deverá ser preenchido até o dia 28/03 às 23:59, onde os candidatos devem sinalizar suas informações e fazer o upload da Carta de Intenção. Link: https://forms.gle/FfZT1Dq8GVbi5gs27
2° Etapa: Encontro via Google Meet.
Os candidatos selecionados na primeira etapa receberão o link via email para participar da reunião, que acontecerá dia 30/03 às 10h.

Em caso de dúvidas entrar em contato por email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Área: Psicologia Social Clínica e Pesquisa na Infância

Coord.: Profa Lucia Rabello de Castro

 

Projeto de pesquisa: Infâncias do Sul Global - uma abordagem descolonial da infância.

 

Seleção: 16 de março de 2022, 4ª feiras, ás 17:00hrs virtualmente. O link será enviado a todxs interessadxs por email. Nesta reuinião virtual serão dadas todas as explicações sobre o estágio para que o/a interessado/a possa se decidir sobre o estágio.

 

Interessados: Devem eviam, até o dia 14/03, uma "carta de motivação" para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. junto com o seu CV, Histórico escolar e Dados pessoas (endereço, email, data de nascimento).

 

Pré-requisito: Ter cursado a disciplina INFÂNCIA.

 

 

Requisitos:

- Estar cursando a partir do 5º período de Psicologia. Pacote Office. Desejável experiência com mapeamento de competências, treinamento e desenvolvimento; e plano de capacitação. 

 

Atividades a seres desempenhadas:

- Apoio nas atividades de sensibilização e promoção de eventos para desenvolvimento e capacitação;

- Auxílio nas atividades de mapeamento de competências, elaboração de relatórios;

- Entre outras atividades afins. 

 

Valor da bolsa: R$ 500,00

Carga horária: 20h

Local: Ilha do Fundão/Rio de Janeiro-RJ

Interessados enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com currículo no corpo do e-mail, até o dia 25/02/2022

 

 

Área: Psicologia Pediátrica e Perinatal 

Público-Alvo: Estudantes de Psicologia da UFRJ a partir do 6° período 

Local de atuação: Maternidade Escola 

Vagas: 02

Carga horária: 16 horas semanais 

Disponibilidade obrigatória: Quinta-feira (13h-15h30) - Supervisão e Grupo de Estudo

Pré-requisitos obrigatórios: Embriologia; Genética; Psicopatologia Geral; Saúde, Parentalidade e Interações Precoces

Início: abril/2022

Inscrições: Enviar e-mail para Prof. Dra. Ana Cristina B. Cunha (estagioclinico.lepids@gmail,com) uma carta de no máximo 10 linhas incluindo nome, CR acumulado e motivos da candidatura até 15/02/2022

Seleção: 22/02/2022 (17h), em link do meet a ser enviado por e-mail 

 

 

Coordenação e Supervisão: Marta Rezende Cardoso

 

Requisito: alunos a partir do 7º período

 

Duração: 18 meses

(início: abril de 20222)

 

Reunião informativa (anterior à entrega de documentação na DPA):

Quinta-feira, dia 10 de fevereiro 2022, às 10h30

Plataforma Zoom (o link será enviado por email)

 

Interessados: Enviar mensagem prévia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

- Supervisora: Marcele R. de Carvalho

- Nº de vagas: 3

- Pré-requisito(s): Disciplinas concluídas - Psicopatologia e Psicoterapia Cognitiva-Comportamental-I / Terapia Comportamental

- Carga horária semanal do estágio: 20 horas semanais

- Horário da supervisão: 4ª feiras de 9:20 às 12:50h

- Início do estágio: Fevereiro/2022

 

Seleção: 4ª feira 02/02/2022 - Horário 8:00h - Duração: 3 horas

Link da reunião: será enviado por e-mail.

A seleção consistirá em uma entrevista e uma prova (que consiste na análise de um caso clínico)

 

Inscrições: de 17 a 28 de janeiro de 2022

Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com histórico escolar e CRID em anexo e assunto: SELEÇÃO DPA

 

 

 

Supervisão: Prof. Fátima Dysman

 

Vagas: 2 Com Bolsa

 

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DA SELEÇÃO:

 

1) Estar regularmente matriculado no curso de Psicologia do IP/UFRJ

2) Estar cursando o oitavo período em 2021/2, ou acima deste.

3) Enviar Boletim Acadêmico para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 31/12/2021. Enviar no “assunto” do e-mail “Inscrição em Seleção de Estágio de Atendimento Psicológico”

 

OBS: Resultado da seleção previsto para a primeira semana de janeiro de 2022.

 

 

Estágio em pesquisa clínica: Terapia cognitivo-comportamental

 

Início em janeiro de 2022

 

- Professora orientadora: Paula Ventura;
- Tema: Trauma;
- Local: Instituto de Psiquiatria (encontros remotos, ao menos até março);
- Supervisões: Segundas-feiras de manhã;
- Carga horária: 20 horas semanais.

 

Vagas
5º período ou posterior: 2 vagas;
- CR maior ou igual a 7,0;
- Capacidade de ler textos em inglês;
- Ser organizado(a) e comprometido(a) com o estágio.
*Atividades: Acompanhamento do atendimento de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático através da coterapia, administração de escalas, dentre outras.

 

7º período ou posterior: 3 vagas;
- Ter cursado ou estar cursando: Psicopatologia I (FML476) e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental I (IPC471);
- É desejável ter cursado ou estar cursando a disciplina eletiva de Transtornos de Personalidade (Prática Pesquisa em Cognição - IPG013);
- CR maior ou igual a 7,0;
- Capacidade de ler textos em inglês;
- Ser organizado(a) e comprometido(a) com o estágio.
*Atividades: Atendimento em pesquisa clínica de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, dentre outras.

 

Processo seletivo:

- O aluno deverá se inscrever através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e enviar o BOA e o currículo até o dia 13/12/21;
- A seleção será feita no dia 20/12, pela manhã, em horário a ser estabelecido para cada candidato;
- Será composta de uma entrevista e da apresentação, em português de um artigo em inglês, que será disponibilizado previamente;
- A apresentação terá duração de 10 minutos e poderá ser feita com consulta do artigo. O aluno receberá um link para a reunião, com data e horário.

 

 

Professor Responsável: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

 

Pré-Requisitos:

- Ter cursado/estar cursando: Extensão Universitária, Psicologia e Compromisso Social II

 

Diferencial:

- Criminologia

 

Vagas:

- 2 vagas para extensionista ou estagiário

 

Atenção: Audiências de Custódia no Presídio Frederico Marques em Benfica

 

Disponilidade:

- 20h semanais;

- Presencialmente das 12h às 16h a cada 15 dias;

- Supervisão: Quartas-feiras de 18h30 às 20h (online).

 

ATENÇÃO:

Necessidade de esquema vacinal completo

 

Seleção:

- 1ª fase (até 26/11 às 12h): Resposta do Google Forms com envio de carta de intenção.

A carta de intenção deverá responder a pergunta: "Qual a contribuição da Psicologia para o Sistema Penitenciário?" e ter, no máximo, duas páginas.

A inscrição é feita pelo forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdouHFt16PwREWQOdnVPF8WE2oTQvzSbqkALrUEd4gRjA0DiA/viewform?usp=pp_url

 

- 2ª fase (29/11/2021): Plataforma: Google Meets, às 14h

O projeto entende que o campo da audiência de custódia e do sistema penitenciário não é de conhecimento de todos, portanto, selecionaram dois textos como referenciais teóricos sobre o assunto: https://drive.google.com/drive/folders/1tQt2XElv0xGtBVO8gsPe31yzaXI-8Rlx?usp=sharing

 

 

Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ).
 
Pré-requisitos: cursar a partir do 5º período de Psicologia, ter o horário de supervisão inteiramente disponível.
 
Referencial teórico: Pesquisa-Intervenção; Clínica e Transdisciplinaridade; Intervenções Psicossociais; Clínica da Diferença (Guattari, Deleuze, Foucault, dentre outros); Jung (Individuação, arquétipos, complexos e principais conceitos da Psicologia  Analítica ); Psicoterapia Institucional (Renè Lourau)
 
Atenção: haverá estudos iniciais para a devida preparação da equipe. 
 
PESQUISA: O trabalho consiste no estudo bibliográfico do fazer clínico na contemporaneidade, a partir da crítica instaurada pela Filosofia da Diferença e pretende oferecer subsídios para uma articulação teórico-prática que ofereça ferramentas e dispositivos afetos à realidade contemporânea, em seus aspectos subjetivadores.  O conhecimento produzido será disponibilizado através de meios acadêmicos e não acadêmicos de divulgação, como instrumento para ampliar os saberes relativos ao cuidado em saúde da psiquê, validando-a tanto em seu plano pré-individual quanto social. A metodologia da pesquisa envolve o estudo de referenciais teóricos da linha de pesquisa, bem como ações investigativas e participação em projetos em andamento, para realização de seus objetivos de divulgação pública. 
 
Nº. de vagas oferecidas: 08
 
Carga horária semanal de estágio: 10h ou de acordo com a possibilidade de adesão do estudante e disponível como disciplina.
 
Seleção: 19/11 SEXTA-FEIRA, on-line, às 11h, por Skype).
 
Horário de Supervisão: 
 
QUARTAS-FEIRAS, das 12:00h às 14:30 (on-line até liberação institucional).
 
Início do estágio: imediato
 
Duração: 01 ano, podendo renovar.
 
Mais informações e inscrições via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Documentos necessários: Histórico Escolar/Crid/BOA
 
Em caso de inscrição em disciplina: Número de Créditos Referentes = 03 créditos
 
Solicitamos aos candidatos que elaborem um pequeno texto NÃO-acadêmico, no corpo do e-mail de inscrição, contando o que espera do estágio e atravessamentos que surgirem a partir do texto abaixo:
 
“[Os] tantos que ousaram afirmar [e] fazer da psicanálise processo permanente de construção teórica e prática contra o engessamento da institucionalização, [esse] destino foi certamente de (…) Jung e outros.” (André Rossi - Tese/UFF)
 
Podemos perceber uma articulação inaudita entre as proposições de Jung (nunca totalmente compreendidas) e algumas proposições-chave da Filosofia da Diferença de Deleuze, Simondon, Guattari e outros. Vejamos:  “Por exemplo, princípio ontogenético atravessa a obra de Simondon e, com ele, o indivíduo não é tomado como constituído, dado.”
 
Está é a base da proposta de Deleuze e Guattari: O ao psicólogo caberia acompanhar os processos de subjetivação que operam como modeladores e construtores das “verdades” assumidas sem que delas se pergunte nada. Um processo de individuação equivale a uma singularização, tendo em virá tanto o plano que engendra o indivíduo (Que Guattari também chamou de pré-individual) , visto como uma composição rica em energia, matéria indeterminada mas prenhe potências “caladas” ou “exacerbadas” limiares de intensidade que são impostos “de fora”. Seja a visada física, biológica, psíquica, coletiva, técnica, do conhecimento, todas elas, para  Simondon e Deleuze e Jung, estão sobrecodificadas e/ou pouco acessíveis. Ampliar a consciência seria, então o próprio mecanismo que geraria invenção e de transdução (Deleuze usa o termo transversalização) 
 
A questão é que Jung, tal como qualquer outro autor, e seguindo ainda as proposições da Filosofia Diferença, precisa ser contextualizado. Importa ainda dizer, que não faz sentido algum usar um microscópio produzido em 1970, ou teorias não criticadas a partir da realidade social e nem individual!)” (IJEP/2003)
 
E
 
“A proposta é redefinir a clínica a partir da crítica à concepção de subjetividade como substância, naturalizada por leis universais estritamente psíquicas, responsáveis por sua regularidade e contornos conceituais bem delimitados e imutáveis. A relação entre subjetividade e práticas discursivas é explorada como processo de produção recíproca, onde modos de dizer e modos de existir emergem dos jogos de forças. Duas modalidades de movimento das forças são sublinhadas, deixando ver os dois pólos do processo de subjetivação: produções subjetivas homogeneizantes e invenção de novos modos de funcionamento. A tarefa clínica, neste contexto, se cumpriria no zelo pelo duplo movimento, pelo qual a subjetividade preservaria seu caráter processual, distante de uma constituição substantiva.” (Tedesco, 2007)
 
 
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