Seleção de Estágio em Clínica Individual - Análise Institucional Francesa
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ)
Pré-requisitos: Cursar a partir do 5º período de psicologia e ter o horário de supervisão inteiramente disponível.
Referencial teórico: Análise Institucional Francesa
Carga horária semanal: 20 horas
Supervisão: Terça-feira das 12h às 16h (online).
Todos os atendimentos também estão ocorrendo de forma remota.
Seleção:
Dia: 30/03 (terça-feira)
Horário: 12h
Solicitamos aos candidatos que enviem um texto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até dia 27/03, com suas aspirações e atravessamentos a partir do trecho disparador de questões abaixo:
“No contemporâneo, experimentamos a bifurcação produtora da novidade já que nele nos defrontamos com o horizonte do inantecipável, com a abertura para o que ainda não somos. É nele que estamos em via de nos diferir, pois aqui o tempo comporta, numa mesma espessura, o passado e o futuro. Esse é o paradoxo do tempo que, no presente, não pára de passar, sendo a um só tempo o que foi e o que será. Nesse sentido, o contemporâneo guarda essa relação complexa com a história, dela se distinguindo, intempestivamente (Nietzsche, 1988/1874) – e quebrando todas as cadeias causais que conferem importância ao passado (fascínio pelas origens, explicações deterministas), mas sobre ela retornando produzindo diferença, fazendo-a desviar de si. De fato, na experiência do contemporâneo, não podemos e não reivindicamos o livrar-se da história, supondo o seu fim. Diferentemente, buscamos na história aquela força propulsora que nos permite dela desviar.
Daí sua relação com a clínica. Clínica enquanto experiência de desvio, do clinamen que faz bifurcar um percurso de vida na criação de novos territórios existenciais. O sentido da clínica, para nós, não se reduz a esse movimento do inclinar-se sobre o leito do doente, como se poderia supor a partir do sentido etimológico da palavra derivada do grego klinikos (“que concerne ao leito”; de klíne, “leito, repouso”; de klíno “inclinar, dobrar”). Mais do que essa atitude de acolhimento de quem demanda tratamento, entendemos o ato clínico como a produção de um desvio (clinamen), na acepção que dá a essa palavra a filosofia atomista de Epicuro (1965). Esse conceito da filosofia grega designa o desvio que permite aos átomos, ao caírem no vazio em virtude de seu peso e de sua velocidade, se chocarem articulando-se na composição das coisas. Essa cosmogonia epicurista atribui a esses pequenos movimentos de desvio a potência de geração do mundo. É na afirmação desse desvio, do clinamen, portanto, que a clínica se faz.” (RAUTER, Cristina).
Seleção de Extensão Programa Papo Cabeça
O Papo Cabeça é um programa de extensão ligado à Faculdade de Medicina e à Maternidade Escola da UFRJ há mais de 23 anos. Tem como objetivo a promoção da saúde, a qualidade de vida e a cidadania nos campos de Saúde e Educação. No momento, devido às medidas de distanciamento, a atuação está voltada apenas ao Projeto Papo Cabeça na Praça: criação e compartilhamento, por meio do Instagram @papocabeca.ufrj, de conteúdos informativos sobre saúde reprodutiva, sexual, mental, nutrição e muito mais!
Para participar do processo seletivo, que ocorrerá no dia 30/03, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo:
- Nome completo
- Curso
- CRA
- Texto com, no máximo, 10 linhas apresentando o motivo da sua candidatura
Data limite de envio do e-mail: 22/03
Carga horária semanal: 12 h
Disponibilidade obrigatória: supervisão às terças-feiras das 17:00 às 20:00
JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: Construindo processos de escolhas para além da orientação profissional
O curso tem por objetivos ampliar a discussão acerca da prática de orientação profissional, apresentando as potencialidades da metodologia denominada Análise do Vocacional - construída a partir de um projeto de extensão - bem como promover um espaço de troca de experiências com outras/os profissionais que trabalhem com juventudes.
O curso é organizado por docente e discentes de graduação e pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Gratuito, com certificação de 24 horas, será realizado no período de 07/04/21 a 09/06/21, sempre às quartas-feiras, das 15:00 às 16:30 horas.
O curso não é exclusivo para estudantes/profissionais da área da Psicologia, ou seja, todas as pessoas interessadas nas discussões propostas podem se inscrever. Interessa-nos o diálogo também com professores, educadores populares e outros/as profissionais que trabalhem com juventudes.
Período de inscrições: até 24/03/21.
❗VAGAS LIMITADAS❗
Link para inscrições:
http://bit.ly/extensaoufrj
Seleção Projeto de Extensão e Iniciação Científica
Iniciação Científica
Sofrimentos sociais: questões teóricas e desafios clínicos
O objetivo geral deste projeto consiste em investigar a especificidade da experiência de sofrimento social – seus aspectos subjetivos e potencial traumático – visando contribuir para extensões do uso do método psicanalítico e para a ampliação de estratégias de ação favoráveis à promoção de saúde integral e melhoria da qualidade de vida em contextos marcados pela precariedade de acesso a bens materiais, a oportunidades de trabalho, à rede de apoios relacionais e a condições de garantia de cidadania.
Quando: 11/03/2021 às 14:30
Onde: https://meet.google.com/gxr-pqyu-ozz
Vagas: 2
Pré-requisitos para participar da seleção:
1) ter cursado a eletiva “Sofrimentos sociais”;
2) ter disponibilidade 3 as (das 19:30 às 21:00) e 6a s (11:00 às 13:00);
3) enviar carta de intenção até o dia 10/03/2021 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Professora: Perla Klautau
Projeto de Extensão
Tá na roda: intervenções clínico-políticas em espaços educacionais
O objetivo desse projeto consiste em construir e implantar dispositivos de escuta em espaços educacionais marcados pela precarização e pela vulnerabilidade dos laços de pertencimento social. A ação proposta será realizada com alunos e professores do PECEP (Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular). A equipe que realizará o projeto é composta por docentes e discentes dos cursos de psicologia, de educação (UFRJ, UFF e UNIRIO) e por uma magistrada (AJD/RJ).
Quando: 11/03/2021 às 10:30
Onde: https://meet.google.com/gxr-pqyu-ozz
Vagas: 3
Pré-requisitos para participar da seleção:
1) Alunos de psicologia, a partir do 5º período, que já tenham cursado a disciplina “Conceitos fundamentais em psicanálise II”;
2) Ter disponibilidade 3 as (das 19:30 às 21:00) e 6a s (11:00 às 13:00);
3) Enviar carta de intenção até o dia 10/03/2021 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Professora: Perla Klautau