Comunicado ao Corpo Social do IP
A Direção do Instituto de Psicologia vem por meio deste informar que a Reitoria da UFRJ emitiu uma nota no dia 26/01/22, autorizando o retorno presencial a partir do dia 31/01/22 de todas as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da instituição, bem como das atividades administrativas anteriormente suspensas. Essa autorização do retorno tem como base um parecer emitido pelo comitê científico da instituição, que avalia as condições sanitárias vigentes em nosso município (https://ufrj.br/2022/01/nota-sobre-retorno-as-atividades-presenciais/).
Cordialmente,
Retorno Presencial Semestre 2021-2
A comunidade do Instituto de Psicologia,
Divulgamos, a seguir, as recomendações relativas ao retorno às aulas presenciais no semestre de 2021.2, propostas pelo GT de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais do IP e aprovadas na reunião da Congregação do dia 19 de janeiro de 2022.
O GT de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais reuniu-se no dia 12 de janeiro de 2022, a fim de avaliar as condições para o retorno às aulas presenciais no Instituto de Psicologia no atual semestre de 2021.2. A reunião de avaliação foi mobilizada pelos seguintes acontecimentos:
1) aumento do número de casos e internações por COVID-19 no Rio de Janeiro;
2) demanda, por parte de docentes e estudantes, de orientações do GT em relação ao retorno à modalidade presencial em janeiro;
3) decisão da Reitoria de suspender as atividades presenciais até o dia 31 de janeiro de 2022.
O GT avaliou a viabilidade do retorno às aulas na modalidade presencial a partir de fevereiro, caso este venha a ser autorizado pela Reitoria. Ao longo da discussão, considerou-se que:
a) a partir de fevereiro, restarão apenas 30 dias letivos a serem realizados de forma presencial;
b) a incerteza quanto ao retorno presencial no mês de fevereiro traz instabilidade e prejuízos didáticos-pedagógicos para as disciplinas;
c) a indefinição quanto às condições de retorno prejudica também o planejamento acadêmico dos estudantes, já que o período de trancamento de disciplinas deverá ocorrer antes de um novo posicionamento da Reitoria sobre o retorno em fevereiro (período de trancamento: de 18 a 25 de janeiro);
d) corre-se o risco de as turmas ficarem muito esvaziadas, ou mesmo sem alunos, uma vez que, num cenário indefinido, é provável que muitos estudantes tranquem suas inscrições nas mesmas;
e) a incerteza sobre o retorno afeta o planejamento da situação de moradia de estudantes não residentes no Rio;
f) com a breve experiência de retorno ao presencial na primeira semana de janeiro, foram relatadas dificuldades em se manterem os cuidados sanitários em sala de aula, em especial o distanciamento físico, diante das condições acústicas desfavoráveis das salas e do calor;
g) com a piora da situação sanitária, houve redução na oferta de transporte público, aumentando os riscos de contaminação e as dificuldades de deslocamento para os estudantes.
Diante do exposto, recomenda-se que as aulas do Instituto de Psicologia não sejam retomadas em modalidade presencial no período de 2021.2, mesmo que o retorno presencial seja autorizado pela Reitoria. Tal recomendação visa garantir a segurança sanitária de todos, assim como condições adequadas de planejamento didático-pedagógico para os docentes e de aproveitamento acadêmico para os estudantes.
Cordialmente,
GT de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais.
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2022
Seleção de Extensão: Programa Papo Cabeça
Para participar do processo seletivo, que ocorrerá no dia 22/02, preencha o formulário que está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDUuu0FY9rfYazFa5I9njwJRj49qRC4oNhUIhqA-Ds4mUqvQ/viewform
- Data limite do preenchimento do formulário: 01/02
- Carga horária semanal: 12 h
- Disponibilidade obrigatória: supervisão às terças-feiras das 17:00 às 20:00
Em breve retornarão, por e-mail, com mais detalhes sobre a seleção.
Qualquer dúvida pode ser resolvida pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.