O Estágio propicia atuação clínico-institucional junto a pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson, seus familiares e a equipe multidisciplinar que os atende no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/Campus Praia Vermelha).

Modalidade On-line e previsão de retorno presencial em 2022, o estágio oferece a oportunidade de vivenciar o cotidiano de práticas de saúde numa instituição ambulatorial, a partir dos preceitos dos Cadernos HumanizaSUS, atuando tanto na intervenção junto a pacientes quanto na própria equipe multidisciplinar (Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas etc), através de estratégias e procedimentos clínicos que se articulam num tripé ético, estético e político.

A seleção privilegiará os candidatos que apresentem relação com a arte, a música, o teatro e todas as formas de expressão não-linguísticas  do si. Assim, o estágio promove a construção estratégias e dispositivos clínicos afetos à sensorialidade, ao movimento e a expressão de toda a consciência (o corpo, aqui, é Consciência - ninguém tem um corpo. Todos somos corpo), expandindo-a através de dispositivos criados para os grupos e desenvolvidos em Supervisão.

Requisito: a partir do 5º período.

SELEÇÃO: 19/11/2021, na SEXTA-FEIRA às 15:30, via Skype.

Carga horária semanal de estágio: 20h

Horário de Supervisão: Terças-feiras das 10h as 12h.

Horários do Estágio (Quando for autorizada a presencialidade):

- 3 vagas para Terças, das 9h às 12h

- 3 vagas para Quintas, das 8h às 11h

Atenção: Na volta do serviço presencial repatriaremos o horário, sempre pela manhã e a partir das possibilidades do estagiário)

Referencial teórico: Análise Institucional Francesa/ Caderno 10 do SUS (Formação).

Supervisora: Karla Valviesse

Documentos necessários: CRID e Histórico.

Pedimos o envio de um pequeno texto não acadêmico sobre o estagiário, e como este percebe a relação entre Psicologia e Arte; Psicologia e Atenção a pacientes crônicos; a Psicologia no contexto do SUS, segundo o Caderno 10 (Formação).