APRESENTAÇÃO

A pesquisa fundamenta-se em um trabalho historiográfico que se volta aos impasses e desafios das práticas cotidianas de governo presentes pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na cidade do Rio de Janeiro, consistindo num estudo referente ao campo da Saúde Mental. Os CAPS, implementados em 1996 enquanto dispositivo angular de transição da Reforma Psiquiátrica brasileira, visam substituir progressivamente as formas asilares com suas práticas de internação de longo tempo por uma instituição de atenção psicossocial de portas abertas mais condizente com as propostas reformistas.

Nosso interesse é analisar quais mudanças ocorreram nas práticas cotidianas dentro desses espaços de serviço e as novas formas de governo e condução de conduta dos usuários. O objetivo é compor uma narrativa histórica não mais pautada em grandes personagens, mas sim considerando uma série de dispositivos cotidianos como prontuários, atas de reuniões e relatórios. Como ferramentas conceituais para pensarmos o CAPS utilizaremos o conceito de governamentalidade proposto por Foucault, retrabalhado por Nikolas Rose, e acompanharemos as discussões propostas por autores brasileiros importantes na Reforma Psiquiátrica.

O trabalho de campo consiste na ida quinzenal a um dos CAPS já vinculados à pesquisa (CAPS Rubens Correa em Irajá ou CAPS Clarice Lispector em Engenho de Dentro), para a realização da análise dos prontuários e coleta do material pertinente. Assim, damos preferência a casos de usuários mais antigos que passaram, juntamente com o campo de saúde mental, pela transição do modo asilar de enclausuramento ao modo de gestão pela autonomia proposto pelo CAPS. Nas supervisões ocorrem as discussões dos casos coletados e, alternadamente, a discussão de textos sobre temas que consideramos relevantes para o trabalho historiográfico em questão.

INFORMAÇÕES SOBRE A SELEÇÃO

A seleção contará com duas fases:

1) Avaliação das respostas dadas pelos candidatos às perguntas da seleção
2) Entrevista individual, online

Questões a serem respondidas pelos candidatos à Pesquisa:
1) Como você situaria o debate historiográfico em torno da reforma?
2) Como você entende que o conceito de governamentalidade pode ajudar nesse debate?
3) Fique à vontade para falar, pensando em sua trajetória de vida, sobre suas expectativas em relação à pesquisa e sua participação na equipe.
4) Que outras sugestões você poderia oferecer à nossa pesquisa?
Caso o candidato tenha interesse em fazer parte da Extensão ligada à pesquisa, deverá responder também a seguinte questão:
5) Em consonância com o projeto, como você proporia um módulo de extensão com os CAPS para esse projeto?

Não será possível se candidatar apenas à extensão.

Estas perguntas deverão ser respondidas tendo como base os textos disponíveis no link:

Como referência indicamos também o seguinte vídeo: https://youtu.be/XYgQHBJe1gY

ORIENTAÇÕES:

Recomendamos que o arquivo com as respostas tenha no máximo 08 (oito) páginas.
Sugerimos que o arquivo esteja formatado na ABNT (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado).
As respostas dos candidatos devem ser enviadas por email, contendo como assunto SELEÇÃO PESQUISA CAPS, até às 20h do dia 24/03 para os seguintes emails,: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As entrevistas individuais ocorrerão de modo online no dia 29/03/2023. O candidato será informado posteriormente o link e horário exato da sua entrevista.

Horário das reuniões de pesquisa: quartas das 16h às 18h (semanalmente)
Horário das reuniões de extensão: a definir
Número de vagas: 3 ou 4
Prof responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira