O projeto de extensão Portal Favelas e Ocupação Psicanalítica RJ está selecionando 8 vagas para estudantes do Instituto de Psicologia da UFRJ para atuar numa clínica antirracista e decolonial orientada pela Psicanálise.

Dispositivos individuais e coletivos são desenvolvidos pelo projeto para atenção às vítimas de Violência do Estado nas favelas do Rio, MST e populações indígenas. Integra a rede RAAVE ligada à Defensoria Pública do Estado do Rio.

O projeto articula a Psicologia com a Escola de Comunicação da UFRJ através de uma parceria PPGTP/LABIC e com protagonismo de lideranças e comunicadores populares das periferias do estado do Rio, com objetivo de fortalecer o Portal Favelas (articulação popular de rádios, jornais e mídias digitais perifericas).

Em âmbito nacional trabalhamos com 4 núcleos estaduais (UFRJ, UFMG, UFES e UFRB) de pesquisadores, estudantes e psicanalistas em sua maioria negras, negros, mas também indígenas e não negros.

Coordenação Ocupa Rio: Profa Maria