O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ - PhD em Psicologia Clinica  e Neurodivergente)

Pré-requisitos: Cursar a partir do 5o período de psicologia e ter a disponibilidade:

• Do horário completo da supervisão

• 3h grupo de estudo (Teoria Clínica)


• Facilidade no uso de meios de comunicação via internet e redes sociais é desejável, pois utilizaremos recursos midiáticos e apps de edição.

Palavras-chave: Filosofia da diferença - Neurodivergência - Neurodiversidade - Saúde Mental da Mulher - adultos no espectro

O paradigma da neurodiversidade é novo e propõe que indivíduos autistas, portadores de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), Autismo ou dislexia, por exemplo, não precisam ser tratados ou até curados, mas sim compreendidos em suas diferenças. Afinal, eles representam formas de diversidade humana, da singularidade que melhor dão a ver os processos subjetivos singulares. De fato, nunca foram "doenças", mas aparelhos de discriminação ativa e normativa. Sobretudo, verifica-se um "booom" de diagnósticos, que resultam das recentes descobertas de imagem, e da palavra dada ao Neurodivergente, para que este fale de si.

Isto revolucionou até a medicina e obrigou a mudanças nos ícones diagnóstico CID e DSM, embora ainda haja muito a fazer e rever.

O impacto dessa novidade ainda não foi assimilado pela Psicologia, pois os estudos são recentes e o lobby de Testes e Fármacos obstacula o processo. Centenas de milhares de mulheres estão sem diagnóstico ou com diagnósticos errados, pois não há ainda publicações em português suficientes.

Procuramos mulheres (preferencialmente) que se identifiquem com a temática. Pessoas dentro do espectro tem lugar de fala, e por isto, são necessárias à pesquisa. Interesse pelo desenvolvi de uma clínica inclusiva e sustente o singular e a construção de propostas clínicas para esta população crescente, mas ainda muito pouco amparada no Brasil.


Vagas oferecidas: 8
Carga horária semanal: 10h a 20h
Supervisão: Quarta-feira de 13:00h às 18:30.

Previsão de início das atividades: abril/2023

Interessados enviar carta de intenção para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.é o dia 02/04/23. Favor solicitar confirmação por WhatsApp (21) 98842-0666 para o agendamento das entrevistas.

“Ora, se todos os devires já são moleculares, inclusive o devir-mulher, é preciso dizer também que todos os devires começam e passam pelo devirmulher. É a chave dos outros devires” (p. 61, disponível em: https://www.academia.edu/34044626/Mil_Plat%C3%B4s_4_Devir_mulher_pdf)".

 

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ