O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ)

Pré-requisitos: Cursar a partir do 6º período de psicologia e ter a disponibilidade:
• Do horário completo da supervisão
• 3h grupo de estudo (Teoria Clínica)

• Facilidade no uso de meios de comunicação via internet e redes sociais é desejável, pois utilizaremos recursos midiáticos e apps de edição.

Referencial teórico: Filosofia da diferença
Vagas oferecidas: 7
Carga horária semanal: 10-20h
Supervisão: Quarta-feira de 12:30h às 17h
Previsão de início das atividades: 2023

Seleção dia: 07/12/2022
Horário: 14:00h
Seleção na sala 8 da DPA!

"Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises“ (Aguiar e Rocha, 2003 - disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt) “...o fundamental nas pesquisas participativas é que o conhecimento produzido esteja permanentemente disponível para todos e possa servir de instrumento para ampliar a qualidade de vida da população”.

Instituições, de acordo com Lourau, são o conjunto de ideias histórica e socialmente estabelecidas, manifestos na linguagem. Se realizarmos um exame histórico sobre o significado do feminino, veremos inúmeras metamorfoses. Concluímos que se estudarmos sobre processos de subjetivação e sua relação com o normativo, somos, prontamente, levados ao estudo do feminino. Somado a isso, Deleuze e Guattari, em Mil Platôs 4, disseram que “Ora, se todos os devires já são moleculares, inclusive o devir-mulher, é preciso dizer também que todos os devires começam e passam pelo devirmulher. É a chave dos outros devires” (p. 61, disponível em: https://www.academia.edu/34044626/Mil_Plat%C3%B4s_4_Devir_mulher_pdf).

Em suma, o presente estágio consiste na investigação e publicização – no âmbito extra-acadêmico e entre outros grupos do estágio – sobre assuntos acerca do normativo feminino, mas sobretudo sobre o devirmulher. As vagas são preferencialmente reservadas a mulheres nascidas mulheres e que assim se declaram. A finalidade é a de criar um grupo que produza conhecimento sobre o feminino.

 

 

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ