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Por motivo de indisponibilidade da rede telefônica da UFRJ, informamos que os atendimentos do Instituto de Psicologia, provisoriamente, estão sendo realizados apenas por correio eletrônico ou pessoalmente na própria Unidade.  

 

ENDEREÇO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL:

Av. Pasteur, 250 - fundos - CEP 22290-902 - Praia Vermelha - Rio de Janeiro / RJ.

 

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM GERAL (NO BALCÃO E POR TELEFONE)

 

Dias de 2º a 6º feira
Horário de 10h às 14h

 

 

EXPEDIÇÃO DE HISTÓRICO OFICIAL/BOLETIM OFICIAL

Público-alvo Estudantes
Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento (presencial) Dias úteis, de 10h às 14h
Como solicitar Enviar solicitação por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando seu DRE.
Outras informações Uma vez que o documento seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o estudante, notificando-o de que o documento já pode ser retirado.

 

EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÕES VIA SISTEMA

Público-alvo Estudantes
Atendimento Via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA)

Como solicitar

 

  • Acessar o SIGA;
  • Clicar em Serviços > Relatórios > Emissão de Certidões;
  • No campo "matrícula", digitar o número do DRE e clicar em "consultar".

Havendo necessidade de autenticação, levar a certidão impressa na Secretaria para que seja carimbada.

 

Tipos de declarações

 

  • Declaração de Regularmente Matriculado;
  • Declaração de Bolsista;
  • Declaração de Bolsista da DAE;
  • Declaração de Cotista;
  • Declaração de Concluinte;
  • Declaração de Nome Social.

 

EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÕES NÃO GERADAS PELO SISTEMA

Público-alvo Estudantes
Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento (presencial) Dias úteis, de 10h às 14h

 

 

 

Como solicitar

 

Enviar solicitação por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com as seguintes informações:

  • DRE;
  • nome completo;
  • período atual;
  • telefone;
  • finalidade da declaração.

OBS: Para declarações para renovação do Bilhete Único Universitário, é necessário informar, também, endereço completo; curso; previsão de término; se é ou não cotista e/ou bolsista; data para a qual foi agendado o atendimento (RioCard).

 

Tipos de declarações

 

  • declaração de porcentagem de crédito para intercâmbio e para mobilidade acadêmica;
  • declaração de período;
  • declaração de créditos obtidos;
  • declaração de contagem de créditos para estágio 30 horas para DPA;
  • declaração de Bilhete Único.

 

Outras informações

 

Uma vez que o documento seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o estudante, notificando-o de que o documento já pode ser retirado.

 

CADASTRAMENTO DE RCS NO SIGA (MONOGRAFIA/MONITORIA)

Público-alvo Professores e estudantes

Links de acesso

Outras informações

  • Não é necessária a apresentação do TCC em meio físico;
  • Conferida a entrega do TCC via e-mail pela Secretaŕia, o RCS será registradono SIGA;
  • A entrega e lançamento do RCS é requisito para que o aluno possa pedir contagem de crédito para colação de grau;
  • O envio, por e-mail, do TCC é condição necessária para o registro do RCS no sistema!

 

COLAÇÃO DE GRAU

Público-alvo Estudantes
Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento (presencial) Dias úteis, de 10h às 14h

Como solicitar 

  • Por meio de e-mail enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitar contagem de crédito na Secretaria de graduação, apresentando BOA (Boletim de orientação acadêmica) e Nada Consta da Biblioteca, de acordo com o calendário de colação de grau.
  • Conforme Resolução CEG n.1, de 15 de abril de 2020, a Colação de Grau durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 deverá ocorrer de maneira remota.
  • Dessa forma, além das informações aqui listadas, o estudante que for participar da Colação de Grau Remota deverá enviar para o e-mail da secretaria, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o "Formulário para solicitação de realização de colação de grau remota", Anexo I da mencionada Resolução, assinado e escaneado. Este formulário se encontra disponível no link "Formulários" na aba "Graduação".

Obs.1: Para colar grau em Formação de Psicólogo, é necessário que conste no BOA do aluno a nota do TCC e as horas de estágio cumpridas.

Obs.2: Para colar grau em Psicologia, é necessário que conste no BOA do aluno a nota do TCC e as horas de estágio e extensão cumpridas.

Obs.3: o BOA pode ser acessado pelo aluno através do Portal do Aluno.

Links de acesso

-       Calendário de colação de grau:

https://www.psicologia.ufrj.br/index.php/graduacao1/calendarios1/calendario-colacao

-       Portal do Aluno:

https://portal.ufrj.br/Portal/acesso?cid=15051

Requisitos

Para pedir colação de grau, o aluno deve:

-       Ter cursado quantidade de créditos de acordo com o quadro abaixo:

Bacharel 134 créditos de disciplinas obrigatórias 44 créditos de disciplinas optativas 10 créditos de disciplinas de livre escolha
Formação 157 de créditos de disciplinas obrigatórias 56 créditos de disciplinas optativas 10 créditos de disciplinas de livre escolha
Psicologia 148 créditos* de disciplinas  obrigatórias 20 créditos de disciplinas optativas 8 créditos de disciplinas de livre escolha

* Dos 148 créditos a serem cursados em disciplinas obrigatórias para o curso de Psicologia, 1 crédito se refere à disciplina obrigatória de TCC.

Para a colação em Formação de Psicólogo (currículo antigo), o estudante deve, ainda:

  • Ter cumprido 500 horas de estágio, lançadas pela DPA mediante o cumprimento das exigências por ela estabelecidas;
  • Ter finalizado o TCC, com sua nota lançada via RCS.

Para a colação em Psicologia, o estudante deve, ainda:

  • Ter cumprido 610 horas de estágio, lançadas pela DPA mediante o cumprimento das exigências por ela estabelecidas;
  • Ter cumprido 400 horas de extensão (dentre as quais, 40h são realizadas nas disciplinas de Extensão Universitária Psicologia e Compromisso Social I e II - IPW110 e IPW120);
  • Ter finalizado o TCC, com sua nota lançada via RCS.

Outras informações

Uma vez que se verifique que o estudante cumpre todos os requisitos necessários, será concedida a ele a colação de grau, em cerimônia oficial a ser realizada em data prevista no calendário. Na ocasião de tal cerimônia, será entregue ao aluno sua Certidão de Conclusão de curso.

 

EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS

Público-alvo Estudantes
Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento (presencial) Dias úteis, de 10h às 14h
Requisitos para solicitar o serviço

Diploma de Bacharelado:

  • Aluno ter colado grau de Bacharel em Psicologia.

Diploma de Formação de Psicólogo:

  • Aluno ter diploma de Bacharel já expedido e ter colado grau em Formação de Psicólogo;

Diploma de Psicologia:

  • Aluno ter colado grau em Psicologia.
Como solicitar
  • Dar entrada através de requerimento junto ao protocolo, presencialmente ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Anexar ao requerimento os documentos listados abaixo.
Documentos necessários Os documentos a serem anexados ao requerimento enviado ao protocolo são:
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • certidão de colação de grau;
  • identidade;
  • CPF;
  • título de eleitor;
  • comprovação de quitação eleitoral;
  • diploma de ensino médio;
  • histórico do ensino médio;
  • diploma de bacharel (para diploma de formação).
Outras informações Uma vez que o diploma seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o interessado, notificando-o de que o documento já pode ser retirado.

 

TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Público-alvo Estudantes

Como requerer

  • Dar entrada via requerimento no Protocolo, anexando o boletim.
Requisitos Para solicitar o trancamento, o aluno deve ter 12 créditos cursados com aprovação.

 

SOLICITAÇÃO DE EMENTAS ASSINADAS E CARIMBADAS

Público-alvo Estudantes

 

Como solicitar

  • Acessar as ementas através do endereço indicado no item “links de acesso” abaixo, ou adquiri-las diretamente na xerox do Instituto;

OBS: Tais ementas são do currículo antigo. As do currículo novo (Psicologia) devem ser solicitadas diretamente à GRADIP, através do endereço de e-mail indicado abaixo.

  • Levar as ementas impressas à Secretaria, para que sejam carimbadas e assinadas.

 

Links de acesso

  • Ementas de Bacharel/Formação:

https://www.psicologia.ufrj.br/index.php/ensino/graduacao/71-ementas

  • Endereço de e-mail da GRADIP:

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LANÇAMENTO DE NOTAS IRREGULARES

Público-alvo Estudantes e professores

Procedimento

  • Aluno solicita ao protocolo, via e-mail, o lançamento da nota irregular, e seu pedido é enviado para a Secretaria.
  • O setor entra em contato com o professor para que o mesmo forneça a nota para posterior inclusão.
Link de acesso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS

Público-alvo Estudantes
Atendimento Portal do aluno
Como solicitar
  • Acessar com seu login e senha o Portal do Aluno, e efetuar o pedido de trancamento das disciplinas desejadas;
  • Deverá ser observado o período, no Calendário Acadêmico, para a realização desse procedimento.
Outras informações Casos extraordinários ocorridos fora do período previsto para trancamento, e que ensejam tal procedimento, como doença e etc., devem ser levados à apreciação da Direção Adjunta de Graduação com toda a documentação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS

Público-alvo Estudantes
Atendimento Setor de Protocolo
Horário de atendimento (presencial) De segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.
Requisitos para solicitar o serviço Ter sido aprovado na disciplina que deseja utilizar para dispensa de outra.
Como solicitar
  • No Setor de Protocolo, formalizar o pedido de dispensa de disciplina em formulário próprio;
  • Providenciar a entrega dos documentos necessários.
Documentos necessários
  • Histórico oficial do curso anterior, ao qual pertence a disciplina a ser utilizada na dispensa;
  • Ementa oficial da disciplina a ser utilizada na dispensa;
  • Histórico escolar da UFRJ;
  • Formulário de solicitação preenchido e assinado.
 
Link para a(s) legislação(ões) e/ou resolução(ões) associada(s) CEG 01/2017
Outras informações Em caso de dúvidas sobre a documentação, entrar em contato com o Setor de Protocolo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

TRANSFERÊNCIA EX-OFFICIO: 

Público-alvo Público geral
Atendimento Setor de Protocolo
Horário de atendimento (presencial) De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h.
Requisitos para solicitar o serviço Ser servidor público, seu dependente, ou cônjuge oriundo de instituição de ensino superior pública.
Como solicitar
  • No Setor de Protocolo, formalizar o pedido de transferência ex-officio em formulário próprio;
  • Providenciar a entrega dos documentos necessários.
Link para o formulário Transferência Ex-Officio
Documentos necessários Observar a listagem presente no formulário de solicitação.
Link para a(s) legislação(ões) e/ou resolução(ões) associada(s)
Outras informações Em caso de dúvidas sobre a documentação, entrar em contato com o Setor de Protocolo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

 

PEDIDO DE RESERVA DE SALAS:

Público-alvo

 

Servidores (técnicos e docentes) e discentes.

Atendimento

 

Coordenação de Graduação

Horário de atendimento (presencial)

                                                                

 De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h.

 

Requisitos para solicitar o serviço                                  

                                  

Disponível apenas para pedidos internos.
Como solicitar
  • Disponível apenas para trâmite interno.
  • .

Outras informações

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a GRADIP.

 

 

REGULARIZAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS:

Público-alvo Estudantes
Atendimento Setor de Protocolo
Horário de atendimento (presencial) De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h.
Requisitos para solicitar o serviço Formalizar pedido de regularização de inscrição no Setor de Protocolo em formulário próprio, e no período previsto pelo Calendário Acadêmico.
Como solicitar
  • No Setor de Protocolo, formalizar o pedido de regularização de inscrição em disciplinas em formulário próprio;
  • Providenciar a entrega dos documentos necessários.
Link para o formulário http://www.psicologia.ufrj.br/images/Requerimento_escolar_.pdf
Documentos necessários
  • CRID
Outras informações Em caso de dúvidas, entrar em contato com a GRADIP. A regularização de “1/3 fora do curso” é feita diretamente com a Secretaria de Graduação.

 

 

EXTENSÃO

Atendimento Online
Horário de atendimento Dias úteis, de 9h às 15h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://psicologia.ufrj.br/index.php/extensao

O que solicitar

Suporte técnico ao usuário do módulo da Extensão no SGCE (Sistema Gerenciamento de Cursos e Eventos);

Cursos de extensão em oferta;

Cursos de extensão em andamento;

Cursos  de extensão em breve;

Eventos de extensão em breve;

Eventos de extensão em oferta;

Projetos e Programas de extensão em andamento;

Seminário de Extensão do Instituto de Psicologia;

Semana de Psicologia;

Suporte técnico ao usuário do módulo da Extensão no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica);

Registro de novas ações de extensão;

Seleções abertas;

Creditação e contabilização da carga horária.

 

 

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

Público-alvo Estudantes
Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento Dias úteis, de 10 às 16h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/item-estagios - http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/duvidas 

 

 

SERVIÇO-ESCOLA - ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Atendimento Por e-mail
Horário de atendimento Dias úteis, de 8 às 20h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/atendimento - 

http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/carta-ao-cidadao

 

 

COORDENAÇÃO DE PRÁTICAS INTERINSTITUCIONAIS EM PSICOLOGIA-PIPA

Atendimento Sob agendamento por e-mail
Horário de atendimento Sob agendamento por e-mail
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://www.pipa.dpa.psicologia.ufrj.br

 

 

PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Atendimento Online
Horário de atendimento 2ª a 5 ª de 11 às 16h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: https://ppgp.psicologia.ufrj.br/

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL

Atendimento Online
Horário de atendimento 2ª a 5 ª de 11 às 14h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/pt/ 

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Atendimento Online
Horário de atendimento 2ª a 5 ª de 11 às 14h
Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: https://teopsic.psicologia.ufrj.br/

A Direção Adjunta de Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ) criou um documento com orientações sobre o Período Letivo Excepcional (PLE). O PLE foi homologado pelas Resoluções n.º 3, de 17.07.2020, e n.º 4, de 19.07.2020, do Conselho de Graduação (CEG) e está previsto para ocorrer de 10 DE AGOSTO a 31 DE OUTUBRO de 2020, pelo Conselho de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

O documento pode ser acessado aqui:

Orientações sobre o Período Eletivo Excepcional (PLE)

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, aprovou, nesta quinta-feira (9/7), o estabelecimento do período letivo excepcional na Universidade, com aulas remotas, tanto para a graduação quanto para a pós-graduação.

A adesão às atividades pedagógicas não presenciais é facultativa aos estudantes. 

Confira os calendários:

 

Graduação

 

CursosInícioTérmino
Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e
Terapia Ocupacional (todos da Faculdade
de Medicina – campus Cidade Universitária) e
Medicina-Macaé (campus Aloísio Teixeira)
13/7/2020 31/10/2020
Todos os demais cursos 10/8/2020 31/10/2020

 

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) está autorizado pelo Consuni a alterar o calendário acadêmico caso as condições de inclusão digital não estejam ainda implementadas.

 

Pós-Graduação

 

Cursos organizados em dois períodos letivos (regime semestral):

PeríodoInícioTérmino
1º período letivo 3/8/2020 14/11/2020
2º período letivo 30/11/2020 27/3/2021

 

Cursos organizados em quatro períodos letivos (regime bimestral):

PeríodoInícioTérmino
1º período letivo 3/8/2020 19/9/2020
2º período letivo 28/9/2020 19/11/2020
3º período letivo 30/11/2020 30/1/2021
4º período letivo 8/2/2021 1/4/2021

 

Para os cursos organizados em quatro períodos letivos (regime trimestral), foram estabelecidos dois calendários – os calendários 1 e 2, respectivamente:

PeríodoInícioTérmino
1º período letivo 6/7/2020 3/10/2020
2º período letivo 13/10/2020 16/1/2021
3º período letivo 1/2/2021 24/4/2021
4º período letivo sem atividades acadêmicas sem atividades acadêmicas

 

PeríodoInícioTérmino
1º período letivo 3/8/2020 3/10/2020
2º período letivo 13/10/2020 19/12/2020
3º período letivo 4/1/2021 27/2/2021
4º período letivo 8/3/2021 24/4/2021

 

Para mais informações, acesse aqui.

 

 

O Pró-Reitor de Políticas Estudantis, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 6.750 publicada no DOU nº 128 de 5 de julho de 2019, em conformidade com a Resolução CONSUNI nº 02/2019, regulamentada pela Portaria nº 2.315 de 21 de março de 2019, considerando as decisões do Conselho de Ensino de Graduação - CEG e do Conselho de Ensino para Graduados - CEPG que, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19, institucionalizaram a possibilidade de adoção do ensino remoto nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo para recebimento do Auxílio Inclusão Digital. Segue abaixo, em anexo, o edital completo.

 

Edital de auxilio digital

 

 

 

Segue em anexo a resolução que dispõe sobre a adoção de períodos letivos excepcionais e autorização de ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UFRJ, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19, e dá outras providências.

 

Boletim extraordinário

 

 

 

 

Segundo Resolução 02/2016 do Conselho de Ensino de Graduação – CEG/UFRJ, a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico tem a função de, num trabalho conjunto com orientador acadêmico do aluno, acompanhar, academicamente, os alunos dos cursos do Instituto de Psicologia.

 

A Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) faz parte dos dispositivos presentes em cada unidade acadêmica da UFRJ para auxiliar o estudante na realização do seu curso.  Ela trabalha de maneira articulada com a Coordenação de Graduação. 

A Comissão de Professores Orientadores (CPO) foi criada com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e acompanhamentos acadêmicos buscando atender aos estudantes que sentirem necessidade de ter uma orientação e um acompanhamento mais de perto. 

 

1 – Como acessar as comissões?

A COAA pode ser acessada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ela recebe e dá parecer a processos que serão encaminhados para outras instâncias da UFRJ como o CEG, como cancelamento e destrancamento de matrícula. Os processos devem ser abertos no setor de Protocolo do IP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Já a CPO deve ser acessada através do preenchimento de formulário da CPO (anexo 1) e entregue na secretaria do IP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A cada estudante que sente necessidade deorientação eacompanhamento acadêmicos é designado um professor orientador.

 

2 – PR7, bolsas e auxílios

Além dos dispositivos internos às unidades, existe na UFRJ uma Pró-reitoria dedicada exclusivamente a cuidar das Políticas Estudantis – PR7 (http://politicasestudantis.ufrj.br). Através dela é possível, dentre outras coisas, solicitar bolsas e auxílios, solicitar o acompanhamento pela Divisão de Saúde do Estudante - DISAE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), solicitar o acompanhamento pela Divisão de Integração Pedagógica – DIPED (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

No link https://politicasestudantis.ufrj.br/index.php/beneficios-atuais você acessa uma lista de bolsas e auxílios administrados pela PR7.

Ressaltamos que além das bolsas e auxílios da PR7, existem bolsas acadêmicas às quais os estudantes podem se candidatar (Bolsas de Iniciação Científica, Bolsas de Monitoria e Bolsas de Extensão). 

 

3 – Condições para colação de grau

Vivemos ainda no IP/UFRJ um período de transição curricular, portanto apresentaremos os critérios para os estudantes que seguem o currículo antigo (estudantes que ingressaram antes de 2016) e que podem fazer a colação de grau nos cursos de Bacharel e de Formação de Psicólogo e, os critérios para os estudantes que seguem o currículo novo (estudantes que ingressaram após 2016) e que estão habilitados a colar o grau de Psicólogo.

 

Número de créditos/horas necessários:

CURSO Disciplinas obrigatórias Disciplinas optativas

Disciplinas

de livre escolha

Extensão Estágio

Bacharelado

em Psicologia

 134 44 10 xxx xxx

Formação

em Psicólogo

157 56  10 xxx 500h
Psicólogo 148 36 6  390 610

 

Prazo recomendado de integralização do curso:

CURSO Carga horária obrigatória

Prazo recomendado

de integralização

Prazo máximo

Bacharelado

em Psicologia

4000 8 períodos (4 anos) 12 períodos (6 anos)
Formação em Psicólogo 4000 10 períodos (5 anos) 15 períodos (7,5 anos)
Psicólogo 4000 10 períodos (5 anos) 15 períodos

 

4- Risco de Cancelamento de matrícula (CEG 10/2004)

De acordo com a resolução do CEG 10/2004 existem algumas situações em que os estudantes podem ter suas matrículas canceladas. Resumiremos abaixo os principais critérios expostos na resolução, no entanto recomendamos a leitura da própria. 

Recomendamos também que os estudantes que estejam se aproximando destas situações de risco, procurem imediatamente a CPO através do preenchimento de formulário (anexo 2) que deve ser entregue na secretaria de graduação.

 

Critérios para cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimentoacadêmico (CEG 10/2004):

a) CR < 3,0 por três períodos consecutivos, independente de períodos de trancamento ou cancelamento de matrícula;

b) ultrapassar o prazo máximo de integralização (vide tabela 1b);

c) ser reprovado por mais de quatro vezes na mesma disciplina.

 

ATENÇÃO: Os processos de cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico (CEG 10/2004) costumam ser automaticamente abertos pela DRE quando os alunos se enquadrarem nos seguintes critérios:

  1. ter obtido CR< 3,0 no período anterior;

  2. ter atingido 75% do prazo máximo de integralização;

  3. ter obtido a segunda reprovação em uma determinada disciplina.

 

5 – Trancamento de matrícula (CEG 1/1991; 03/2008) 

Para que o estudante tenha direito ao trancamento de matrícula é necessário que tenha cursado, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos. Como regra geral, é possível ter ao longo da graduação, no máximo 4 períodos trancados (consecutivos ou não). Se o estudante ultrapassar esse limite, corre o risco de ter sua matrícula cancelada. Para o destrancamento de matrícula, o aluno deve observar o calendário acadêmico divulgado pela UFRJ. Para o destrancamento, o aluno deve fazer a solicitação no Protocolo da unidade, preenchendo Requerimento Escolar e anexar Boletim Escolar. O destrancamento é realizado pela Coordenação Acadêmica de Graduação.

 

  1. Trancamento Regular

Quando o aluno tem 12 créditos cursados com aproveitamento, pode solicitar o trancamento de matrícula no Protocolo da unidade preenchendo o Requerimento Escolar (anexo Boletim Escolar) dentro do período estipulado pelo calendário acadêmico a ser divulgado pela UFRJ. O pedido é analisado pela Coordenação Acadêmica de Graduação e o trancamento realizado pelo sistema SIGA.

  1. Trancamento Excepcional

Considera-se trancamento excepcional quando o aluno não possui 12 créditos cursados com aproveitamento. Nesse caso, a solicitação do aluno é analisada pela COAA da unidade. O aluno pode ser convocado para entrevista ou apresentar comprovação da solicitação e o parecer, caso seja favorável, é encaminhado para apreciação do CEG.

Também é considerado trancamento excepcional, quando o aluno solicita mais trancamentos além dos quatro que já foram usufruídos. Nesse caso, o aluno poderá requerer à COAA trancamento solicitado em caráter excepcional, devidamente comprovado, no máximo por mais dois períodos letivos, nos casos abaixo discriminados:

I- Se o aluno tiver impedimento físico ou for acometido de doença grave, devidamente comprovados.

II- Se os pais, responsáveis, cônjuge ou o próprio aluno tiverem que se afastar do Estado do Rio de Janeiro.

 

6- Cancelamento da matrícula (CEG 02/2009)

  1. Por abandono

 O aluno deve efetuar inscrição em disciplinas no período de inscrições indicado em calendário acadêmico. O aluno que ficar um período sem se inscrever em disciplinas durante deixará sua matrícula cair em “trancamento automático”. Ao final do semestre da matrícula em “trancamento automático”, caso o aluno não procure a COAA ou coordenação do curso para solicitar destrancamento e inscrição em disciplinas, a matrícula é cancelada pela DRE-PR1 por abandono definitivo, sendo esta de caráter irreversível.

 

  1. Solicitação

O aluno pode solicitar o cancelamento de sua matrícula através de Requerimento Escolar a ser preenchido no Protocolo da unidade com devida justificativa. O processo é analisado pela COAA do curso e ao interessado é encaminhado email institucional a fim de que o mesmo faça uma justificativa complementar, ou caso seja necessário, é marcada entrevista com membro da COAA. O processo é encaminhado para o CFCH a fim de que o aluno tenha sua matrícula cancelada.

 

7 – Descancelamento da matrícula

Alunos que tiveram sua matrícula cancelada podem solicitar o descancelamento da mesma através de requerimento escolar a ser preenchido no Protocolo do IP. A solicitação do aluno passará por análise da COAA e o mesmo pode ser convocado para entrevista caso a comissão seja favorável ao descancelamento. Quando o parecer é favorável, o processo é encaminhado para apreciação e análise final do CEG. Com a matrícula descancelada, o aluno será acompanhado por membro da COAA para formulação de um Plano de Estudos. Para ser favorável ao descancelamento a COAA considera a justificativa do aluno, o tempo de integralização do curso, a quantidade de créditos que ainda devem ser cumpridos assim como as horas de estágio já realizadas. CR menor que 3 em mais de três periodos consecutivos e número de reprovações em uma mesma disciplina também são observados.

 

Quaisquer outras situações excepcionais recomenda-se entrar em contato com a COAA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Lista de Resoluções importantes:

  • Resolução CEG 02/2016

Revoga a Resolução CEG 03/97 que dispõe sobre a orientação acadêmica a alunos de graduação

  • Resolução CEG 01/2015

Dispõe sobre o uso do nome social por estudantes transgênero, travestis e transexuais, dos cursos de graduação, nos registros acadêmicos.

  • Resolução CEG 01/2012

Altera o art.18 da Resolução CEG 01/2008 (Normas de Concessão e renovação de auxílio estudante)

  • Resolução CEG 05/2010

Altera os artigos 14 e 21 da Resolução CEG nº01/2008

  • Resolução CEG 01/2008

Normas de Concessão e renovação de Auxílio Estudante

  • Resolução CEG 10/2004

            Dispõe sobre o cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico

  •  Resolução CEG 7/92

Dispõe sobre as normas de concessão e renovação do benefício do Alojamento Universitário da UFRJ

  • Resolução CEG 5/94

Altera a resolução CEG 5/92 (passagens à discentes da UFRJ)

  • Resolução CEG 03/2008

Trancamento de Matrícula

 

Anexo_1_Formulário_CPO

 

 

 

 

Com enorme pesar, a direção do Instituto de psicologia comunica o falecimento do nosso querido Professor Luiz Alfredo Garcia Roza, Professor Titular e Emérito desse instituto, um dos intelectuais de mais completo perfil que já fizeram parte de nossa instituição. Luiz Alfredo escreveu obras acadêmicas, textos literários e ensaios que até hoje são referência para pesquisadores, estudiosos e para nossos alunos. Além do alto perfil intelectual, Luiz Alfredo teve destacada presença na criação do programa de pós-graduação em teoria psicanalítica. Considerando a enorme relevância de sua obra e de seu lugar em nossa instituição, a direção do Instituto de psicologia decreta luto oficial diante dessa inestimável perda.

 

Luiz Alfredo Garcia Roza

 

 

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