Hoje, em 23 de maio de 2012, reuniram-se na sala 2 do Instituto de Psicologia da UFRJ 96 alunos e 26 professores para debater sobre o atual estado de greve. É importante lembrar que é uma greve de ocupação, não da UFRJ nem do IP, e sim dos professores sindicalizados.

Foi estipulado que haverá atividades diárias na parte da manhã e da tarde, isto é, às 10h e às 14h. As atividades dessa semana foram decididas na propria reunião e as próximas serão estruturadas por uma Comissão e serão deliberadas em reuniões abertas.
A programação dessa semana será: Quinta-feira, amanhã, 10h, encaminhamentos de funcionamento da DPA durante esse periodo de greve, já adiantando que os atendimentos não irão parar; 14h, discussão do Plano de Carreira dos professores de Ensino Superior, que é um dos pontos de pauta da reinvidicação da greve. Sexta-feira, 10h, disucssão sobre o funcionamento da Pós-Graduação em tempos de greve; 14h, a Comissão de aspectos legais esclarecerá duvidas do tipo: como alunos que irão se formar nesse periodo deverão proceder, qual é o direito de alunos não irem à aulas ou provas de professores que não aderiram a greve, etc.
Alguns alunos estavam afoitos para saber se teriam aulas ou não durante esse tempo, e como ficariam as avaliações. Foi defendido que esses assunto deverá ser tratado diretamente com cada professor, já que a decisão de aderir ou não à greve é de cada professor, e não do Instituto como um todo. Vale lembrar que o e-mail de todos os professores estão disponíveis no site do IP.