O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Período de alterações de inscrições em disciplinas (03/04 – 14/04)

 

- Este período é destinado ao ajuste da sua grade.

- Serão abertas 5 vagas extras, nas turmas IPA e IPB, de todas as disciplinas obrigatórias.

- Algumas disciplinas eletivas também terão vagas extras.

- O pedido de inscrição deve ser feito pelo SIGA no período de 03/04 a 14/04.

 

INSCRIÇÕES DIRETAS

 

Serão realizadas, acompanhadas de documentação comprobatória, apenas para os seguintes casos:

1) Discentes com risco de jubilamento

2) Discentes com, no máximo, 32 créditos a cumprir para a conclusão do curso

3) Discentes do currículo antigo

4) Discentes PCD

 

Disciplina de Relações Étnico-raciais e Subjetividade
Pesquisa em Psicanálise

Início das aulas: 14/09
Horário: 13:00 às 14:40
Local: Instituto de Psicologia

Profª. Mariana Mollica
Tutores: Bruno Emanuel e Yan Ribeiro Ballesteros

Neuza Santos Souza; Frantz Fanon; Sigmund Freud; Aimée Cesaire; Grada Kilomba; Ailtron Krenah; Gayatri Spivak; Achile Mbembe; Lelia Gonzalez; Cacique Payaya; entre outrxs.

 

 

IPS 050 Tópicos Especiais em Psicplogia Social D
(Des)medicalização da Vida

 

Horário: quarta-feira, 14h50

 

O curso, de caráter propositivo e prático, é um convite à reflexão sobre as estratégias utilizadas para a construção de uma vida medicalizada no campo da saúde. Serão trabalhados os conceitos de cogestão, autonomia e convivência como formas de combater a medicalização. A Gestão Autônoma da Medicação (GAM) será abordada e praticada a partir de formatos em funcionamento no país.

 

 

 

Diante da necessidade de cumprir decisão judicial que obriga o retorno imediato de atividades presenciais na UFRJ, o GT de retorno presencial do Instituto de Psicologia elaborou um plano de retomada gradativa para o período de 2021.2, aprovado também pela Congregação de nossa unidade, que prevê a oferta de algumas disciplinas eletivas de forma presencial. De acordo com a implementação do Retorno Gradativo Presencial, informamos que as aulas das disciplinas listadas abaixo estão programadas para ter início, no dia 22/11/2021, de forma remota e, a partir de janeiro de 2022, poderão retornar de forma exclusivamente presencial. 
 
IPC008 Psic. Cognitivo-Comport. II - Qua 09:20 às 12:50 - MARINA PANTE
IPC009 Psic. Cognitivo-Comport. III - Ter 13:00 às 16:20 - MARINA PANTE 
IPM005 Tóp. Esp. Aval. Psic. B - Seg 13:00 às 14:40 - PEDRO PAULO PIRES DOS SANTOS
IPS051 TÓP. ESP. PSIC. SOCIAL E EDUC. A - Sex 09:20 às 12:50 - MARIA CLARA CARIJO
IPG015 Tóp. Esp. Hist. da Psicologia B - Seg 13:00 às 14:40 - FLAVIO VIEIRA CURVELLO
IPM001 Tóp. Esp. Met. de Pesq. A- IPB - Qui 14:50 às 16:30 - CRISTINA MARIA DUARTE WIGG
IPM003 Top.Esp.em Testes Psicológicos - Seg 09:20 às 11:00 - MARCOS AGUIAR DE SOUZA
IPS012 Top.Esp.Psi.Soc.MeioAmb.Eco B - Seg 09:20 às 12:50 - GUSTAVO MENDES DE MELO
IPM004 Tópicos Esp Aval. Psic. A - Qui 13:00 às 14:40 - CRISTINA MONTEIRO BARBOSA
IPS042 Tóp. Esp .Psic. Social D - Qua 14:50 às 18:20 - MARIA CRISTINA CANDAL POLI
IPG002 Psic. Prod. Subjetividade -Qui 14:50 às 18:20 - FERNANDA GLORIA BRUNO
 
Neste momento, infelizmente, ainda não é possível garantir que todas as disciplinas elencadas realmente passarão ao regime presencial em janeiro pois estamos dependendo da confirmação da disponibilidade de salas pelo Condomínio da Praia Vermelha. Assim que a alocação de salas para as disciplinas acima listadas estiver confirmada, os alunos das turmas serão comunicados. Desde já nos colocamos disponíveis para maiores esclarecimentos.
 
Atenciosamente,
Coordenação Acadêmica de Graduação
 
 

 

Disciplina: Psicologia Fenomenológica-existencial

 

Vagas: 2 vagas, uma com bolsa.
Professor: Fernando Gastal
Pré-requisito: ter cursado a disciplina.


Interessadxs enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


A seleção será feita pelo google meets, no dia 4/12 às 14h.

 

Boa tarde, o Coletivo vem por meio desse post comunicar que apesar da disciplina eletiva da professora Mariana Molica está descrita no SIGA como Introdução à Lacan, na verdade se trata de Tópicos Especiais em Psicanálise, segue a descrição da disciplina:

Professora responsável: Mariana Mollica

Colaboradores (estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias negrxs que desenvolvem pesquisas e movimentos de ação antirracista na Universidade e na cidade): Coletivo Preto Virginia Bicudo (IP/UFRJ); Projeto Ocupação/PSILACS (UFMG), CRP- RJ, Daniele Menezes (mestranda UFF); Geisa de Assis (mestranda UERJ); DJefferson Amadeus (advogado e militante MNU), Vilma Dias(profissional da rede de SM- RJ), Marcelo Dias (Pres. Nacional do Mov Negro Unificado), Rumba Gabriel (Fundador do Portal Favelas, liderança Jacarezinho).

Disciplina: Tópicos Especiais em Psicanálise A IPG 029.

Horário da disciplina: Quintas feiras às 14:50 - 16:30.

Início: 03/12/2020

Relações Étnico-raciais e subjetividade

EMENTA

Partimos da colonização e da plantation, evento histórico traumático na história da modernidade e na origem do capitalismo, privilegiando as teorias pós-coloniais e decoloniais em sua articulação com a Psicanálise. Percorreremos os principais eventos históricos da colonização brasileira e da escravização do povo negro no Brasil, marcada pelo sequestro de pessoas africanas retiradas de sua terra, relacionando o ponto de vista histórico-político com a subjetividade. Traremos as contribuições éticas da história do Conselho Federal de Psicologia no combate ao racismo no Brasil. O curso pretende diferenciar os conceitos de racismo estrutural, institucional e individual e sua relação com o inconsciente. Desenvolveremos o que vem a ser o mito da democracia racial e pesquisaremos a identificação ao ideal de branqueamento na formação da subjetividade na cultura brasileira e o pacto narcísico branco, que produz denegação do racismo e omissão da população em relação ao genocídio das populações afrodescendentes, indígenas, quilombolas e outras. A constituição do eu, do ideal do eu e os conceitos freudianos de identificação e de unheimlish serão percorridos e articulados à noção de identidade. Estudaremos o que é a segregação e o Racismo 2.0. A clínica psicanalítica será contemplada a partir da reforma psiquiátrica e sua relação com a saúde da população negra. Trabalharemos os termos “tornar-se negro”, “negritude” e “lugar de fala”, constituídos pelo movimento negro. Os conceitos de Achille Mbembe “necropolítica”, “devir negro no mundo” e “Afropolitismo” serão discutidos à luz do debate sobre decolonização. Por fim, pesquisaremos os movimentos coletivos de resistência ao terrorismo de Estado no Brasil.

 

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ